24 de fevereiro, de 2022 | 15:53

Coronel Fabriciano promove Conferência Municipal de Meio Ambiente em 16 de março

Divulgação
Encontro visa formular diretrizes da política ambiental do município para os próximos dois anos; reuniões preparatórias nos bairros serão entre os dias 8 e 10 de marçoEncontro visa formular diretrizes da política ambiental do município para os próximos dois anos; reuniões preparatórias nos bairros serão entre os dias 8 e 10 de março

“Planejamento Ambiental Urbano: A cidade em constante desenvolvimento, o meio ambiente em constante transformação”. Este é o tema da 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Coronel Fabriciano programada para o dia 16 de março (quarta-feira), às 18h, no auditório Maria Angélica Nunes, nova prefeitura. Antes, entre os dias 8 e 10 de março, serão realizadas as plenárias preparatórias nos setores (bairros), informou o governo local.

O objetivo da Conferência é formular diretrizes para as políticas públicas ambientais no município para o biênio 2022-2024. Serão escolhidas dez prioridades que vão nortear as ações da prefeitura nos próximos dois anos. Durante o encontro haverá também a eleição dos membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema). O evento, realizado pela Secretaria de Governança Urbana, Meio Ambiente e Habitação, é aberto à participação popular, envolvendo todos os segmentos da sociedade.

Dentro da temática principal, a programação inclui três palestras que vão abordar temas atuais e que também são os principais desafios do planejamento ambiental urbano. São eles: Parcelamento Irregular de Solo - Fiscalização e Ordenamento; Arborização Urbana - Implicações e benefícios no planejamento ambiental da cidade e a Importância do conselheiro dentro do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema). Os assuntos serão tratados por palestrantes convidados de renome na área ambiental no Vale do Aço.

“Além de tratar temas atuais, a Conferência visa traçar as diretrizes para aperfeiçoar e fortalecer As ações ambientais em nosso município. Por isso, é fundamental a participação popular – sobretudo de representantes de entidades, organizações da sociedade civil, profissionais e estudantes que atuam na área – tanto nas reuniões preparatórias, onde iremos aos bairros coletar as demandas, quanto na Conferência, quando serão votadas as prioridades para gestão ambiental em Fabriciano”, convida o gerente de Meio Ambiente de Fabriciano e presidente do Codema, Ivan César de Oliveira.

PRÉ-CONFERÊNCIAS

- Setores 1, 2 e 3: Terça-feira, 8 de março | 19h
Centro de Convivência Sol e Vida (Rua Antônio Mascarenhas, 470)

- Setores 5, 6 e 7: Quarta-feira, 9 de março | 19h
Praça CEU (Av. Sanitária, 2713 - Melo Viana)

- Setor 4: Quinta-feira, 10 de março | 19h
Centro Administrativo Mariano Pires Pontes (Rua Rubi, 63 - Vila Bom Jesus)


5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE
Quarta-feira, 16 de março | 18h às 22h
Auditório Maria Angélica Nunes, Prédio da Prefeitura (Novo)

PROGRAMAÇÃO

18h – Credenciamento

18h15 – Abertura

18h45 – Palestra 1: Parcelamento Irregular de Solo - Fiscalização e Ordenamento, com Theilon dos Santos Silva, engenheiro civil e agente fiscalizador da ARMV

19h30 – Palestra 2: Arborização Urbana - Implicações e benefícios no planejamento ambiental da cidade, com Mateus dos Reis, engenheiro florestal e mestre em ciências de florestas tropicais

20h15 – Coffee Break

20h30 – Palestra 3: Importância do conselheiro dentro do Conselho Municipal de Meio Ambiente - CODEMA: Competências e atribuições, com Fernanda de Brito Freitas, engenheira sanitarista e ambiental e segurança do trabalho, presidente do CODEMA de Ipatinga.

21h15 – Leitura do Regimento Interno; aprovação das diretrizes ambientais e eleição dos membros do CODEMA de Coronel Fabriciano

22h – Encerramento
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário