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23 de fevereiro, de 2022 | 17:31

Recuperação da BR-381 em Nova Era fica pronta em junho, afirma Dnit

Divulgação
Enquanto rodovia não é recuperada, motoristas precisam usar desvioEnquanto rodovia não é recuperada, motoristas precisam usar desvio

As obras para restabelecimento do tráfego na BR-381, em Nova Era, deverão ser concluídas até meados de junho. A garantia foi dada pelo coordenador-geral de Manutenção e Restauração Rodoviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Allan Magalhães Machado, nesta terça-feira (22). Ele participou de audiência promovida pelas Comissões de Transporte, Comunicação e Obras Públicas e de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A rodovia foi interditada totalmente no dia 14 de janeiro, devido a um estufamento do asfalto provocado pela movimentação do terreno em função das fortes chuvas. No dia 26 de janeiro, o desvio que estava sendo construído pelo Dnit teve as obras interrompidas devido a um deslizamento de terra, também provocado pela chuva. O desvio, ainda sem calçamento por causa das chuvas, foi concluído no dia 3 de fevereiro, informou a ALMG.

Segundo o Dnit, as obras para estabilização do talude, que vai permitir a recuperação do asfalto totalmente destruído, devem levar pelo menos 120 dias. “Temos trabalhado aos fins de semana e feriados para garantir a liberação do tráfego na rodovia”, afirmou Allan Machado.

Até a conclusão desse trabalho, motoristas e moradores da região terão que conviver com os transtornos provocados pelo desvio. A deputada Ana Paula Siqueira (Rede), que solicitou a realização da audiência, citou um levantamento da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) estimando em R$ 2 milhões as perdas diárias com a interrupção do trânsito na BR-381.

Desvio traz transtornos para a população

O proprietário da Churrascaria Dubai Grill, Ricardo Arimatea da Silva, é um dos empresários que tiveram os negócios prejudicados pelo desvio do tráfego na rodovia. Ele contou que recorreu a um empréstimo bancário para ter condições de continuar pagando os salários dos 28 funcionários do seu empreendimento, que fica na beira da estrada.

No município vizinho de Antônio Dias, o que preocupa é o trânsito excessivo de caminhões pesados em pequenos povoados rurais. Além disso, segundo o vice-prefeito Élcio de Almeida Ataíde, o tempo de viagem até Ipatinga passou de 40 minutos para 1h30, gerando transtorno para os moradores que precisam se deslocar diariamente para o Vale do Aço.

Duplicação segue sem previsão

Na audiência os parlamentares lembraram que o leilão de concessão da rodovia marcado para esta semana foi suspenso pela falta de interessados, além disso, defenderam a duplicação da BR-381.

O coordenador-geral do Dnit, Allan Machado, esclareceu que não há recursos alocados para a retomada das obras de duplicação da BR-381 neste ano, mas que os serviços de menor complexidade para manutenção da rodovia estão assegurados. Quanto à privatização da rodovia, ele disse que o processo é de responsabilidade do Ministério da Infraestrutura.

Providências

A deputada Ana Paula Siqueira apresentou diversos requerimentos de providências, que serão votados posteriormente. Entre outras coisas, ela vai formalizar ao Dnit um pedido de reconstrução da BR-381 e cobrar do Ministério da Infraestrutura um reestudo da modelagem da concessão da rodovia, tendo em vista a falta de interesse no leilão. Ela disse ainda que vai realizar uma visita técnica para verificar o andamento da obra de recuperação da estrada em Nova Era, informou a ALMG.
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