23 de fevereiro, de 2022 | 14:40

Hexagonal final é novidade do Módulo B, que começará no dia 27 de abril

Divulgação
Dirigentes das 12 equipes participantes definiram nesta tarde o formato da disputaDirigentes das 12 equipes participantes definiram nesta tarde o formato da disputa

Os 12 clubes que vão disputar o Módulo B do Campeonato Mineiro se reuniram na tarde desta quarta-feira (23), na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF), em Belo Horizonte, para definir os moldes do certame. A novidade para 2022 é que seis equipes se classificarão para um hexagonal final. Anteriormente, somente quatro times se garantiam para a fase seguinte, que era mata-mata.

Outra mudança é a extinção do limite de idade dos jogadores. Antes o clube deveria montar uma equipe com atletas com até 24 anos, podendo contratar somente sete com idade superior. Agora, esse limite não existe mais. Portanto, o clube não tem mais restrições de idade para contratar os 35 atletas, limite desta temporada. Os jogadores poderão ser inscritos até um dia antes da partida.

Os moldes do certame foram definidos pelos dirigentes dos 12 times que disputam o título: Betim, Democrata-SL, Ipatinga, Nacional de Muriaé, Aymorés, Tupi, Tupynambás, União Luziense, Boa Esporte, Coimbra, Uberaba e Varginha.

A tabela completa com os jogos, datas, horários e locais das partidas deverá ser divulgada na próxima semana pela FMF.

Formato
Conforme definido na reunião, a competição terá início no dia 27 de abril, com a primeira fase sendo encerrada no dia 11 de junho. Nesse começo, os clubes se enfrentam em turno único, sendo quatro jogos no meio de semana.

Os seis primeiros colocados na tabela de classificação seguem para a etapa seguinte: o hexagonal final, que começará no dia 18 de junho, com três jogos no meio de semana. Esta fase terminará no dia 30 de julho.

O hexagonal final funciona da seguinte forma: os seis melhores da primeira fase jogam entre si, em grupo único, com confrontos de ida e volta, no formato de pontos corridos. Os dois com melhor pontuação sobem para a elite do futebol mineiro e o primeiro colocado é o campeão. Conforme o presidente do Ipatinga, Nicanor Pires, esse novo modelo foi proposto pelo clube do Vale do Aço, e acatado pelos demais dirigentes.

Com a realização do Conselho Técnico e a definição dos detalhes da disputa, o elenco do Ipatinga deve ser anunciado em breve, conforme o presidente já havia adiantado ao Diário do Aço. O clube já tem um novo treinador, Gustavo Brancão, que foi campeão do ano passado com o Pouso Alegre.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário