21 de fevereiro, de 2022 | 14:34
Administração de Timóteo aguarda conclusão de projeto técnico para solucionar erosão na avenida Acesita
A erosão que desde o dia 31 de janeiro atinge a margem da avenida Acesita, na pista sentido ao bairro Santa Maria em Timóteo, na rotatória do bairro Quitandinha, tem sua área ampliada a cada dia. A solução para o local não deverá ser paliativa e a definitiva enfrenta desafios. Por causa da chuva intensa dos dias anteriores, a cratera avançou mais, engoliu” um trecho da pista e atingiu o gramado da rotatória no fim de semana.
Com isso, a pista que antes recebia o tráfego somente sentido ao Santa Maria está completamente interditada. Já a pista que antes recebia o tráfego sentido ao bairro Olaria agora é mão e contramão de direção. Diante desse cenário, os motoristas precisam ficar atentos.
Alex Ferreira


No fim de janeiro, quando desabou a primeira parte do aterro à margem da avenida, um poste ficou pendurado pelos cabos de energia elétrica e rede de telecomunicações. Segundo o governo municipal, foram iniciadas intervenções no local, mas com a sequência da chuva, a erosão avançou mais rápido que a solução definitiva.
Afundamento da avenida Acesita
Por meio de nota divulgada na manhã desta segunda-feira (21), a administração de Timóteo informou que há três intervenções distintas e todas interligadas no local compreendido entre a rotatória na divisa dos bairros Olaria e Quitandinha/Cruzeirinho.
A primeira intervenção que já teve início é a correção do afundamento da avenida Acesita, próximo ao trevo do Olaria. Após escavar cerca de 20 metros de profundidade até a base onde se encontra o curso d´água, foi identificada uma fissura na parte superior da galeria de concreto e desgaste excessivo no piso.
Alex Ferreira


A estrutura que havia se rompido foi reparada e recebeu uma nova camada de concreto e aço. Após a secagem do concreto, foi iniciado o aterramento do local, mas em virtude das chuvas que caíram nos últimos dias, o serviço teve que ser suspenso e será retomado assim que o tempo firmar; com previsão de reinício ainda para essa semana.
Já publicado:
Cratera engole a pista da avenida Acesita, no trevo do bairro Quitandinha
Erosão no trevo
No último fim de semana, a erosão no trecho entre as avenidas Acesita e Dr. Tadeu Damásio dos Reis, próximo ao trevo do bairro Cruzeirinho, aumentou, destruindo a pista de rolamento. Além da chuva, contribuiu para a queda a drenagem de água que desce do bairro Serenata e deságua exatamente no trecho da erosão, explicou o Executivo.
Para solucionar esse problema, o setor de Planejamento do município definiu que as redes de esgoto e a drenagem pluvial serão desviadas do ponto atual. Próximo ao ponto de ônibus localizado na avenida Acesita, sentido Olaria, será edificada uma caixa de passagem e uma nova rede de drenagem será construída em direção ao Cruzeirinho até o Ribeirão Timóteo, numa área interna da Aperam South America. O governo salienta que aguarda a conclusão do projeto técnico e logo em seguida será feita a contratação da empresa para o início desta obra.
Após o desvio da rede de drenagem, terá início a construção de uma contenção da encosta que desaba a cada dia. Somente depois do aterro será feita a restauração da calçada e da pista de rolamento.
Etapas
Para solucionar o problema de drenagem/erosão do trecho da avenida Acesita entre os bairros Olaria e Quitandinha/Cruzeirinho, serão necessárias três intervenções: finalização do aterro e pavimentação da obra próximo ao trevo do Olaria; construção e o desvio de uma nova rede de drenagem até a área interna da Aperam, no Cruzeirinho; e a construção de um dispositivo de contenção e estabilização do talude para recomposição da pista de rolamento nas proximidades da rotatória do bairro Cruzeirinho. A previsão dos técnicos para a realização desses serviços é de seis meses. O município ainda estuda a liberação parcial da pista assim que o aterro do trecho na avenida Acesita for concluído.
Alex Ferreira


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















Aqui e Eu
22 de fevereiro, 2022 | 08:05PONTE ,PONTE,PONTE E COLOCAM UM , FIM NAS GAMBIARRAS FEITAS NESTE LUGAR CHEGA DE PALIATIVOS !!!!”
Tião Aranha
21 de fevereiro, 2022 | 19:05Os moradores dos bairros periféricos deveriam se mobilizar e irem todos cobrar de seus representantes, acompanhar o executivo, não é xingando, mas cobrando. Observa-se que o paredão de encosta que sobrou está trincado e foi feito sem ferragem adequada nem coluna pro escoramento da terra. Tem que fazer uma mobilização nas redes sociais. Infelizmente só sai obra definitiva com muita pressão.”