20 de fevereiro, de 2022 | 07:00
Instituto do Teatro Brasileiro abre cursos de artes cênicas em Ipatinga
Inscrições gratuitas podem ser feitas até 11 de março e as aulas serão realizadas em espaços do Instituto Usiminas
Divulgação/ITB
Oficina na área de iluminação é uma das formações ofertadas no processo seletivo do programa PTAC

Com a missão de formar profissionais para as áreas técnicas e de produção cultural, o Instituto do Teatro Brasileiro (ITB) abre o processo seletivo para novas turmas de seu programa PTAC - Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas, em Ipatinga. Os cursos são gratuitos e as aulas acontecem entre 13 de abril e o final de julho deste ano. O projeto conta com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio do Instituto Usiminas.
As inscrições estarão abertas a partir desta segunda-feira (21) e até 11 de março, somente pelo site www.itb.art.br. Podem participar do processo candidatos que possuam ensino médio completo e tenham mais de 18 anos. A seleção ocorre em duas etapas e leva em consideração a Lei nº 12.711/2012, sobre a política de cotas para o ingresso em universidades públicas federais. A primeira fase consiste na análise da ficha de inscrição; e a segunda, em entrevistas com os coordenadores dos cursos.
Os responsáveis pelo programa são a consultora pedagógica Maria Thais, os coordenadores pedagógicos André Prado e Gabriel Fontes Paiva (que também coordenam as oficinas de luz e produção, respectivamente) e pelos coordenadores das oficinas de som e palco André Omote e Joab Sangi. O corpo docente ainda contará com mais de 40 profissionais com notório conhecimento nas disciplinas ministradas.
Divulgação/ITB
Técnicas de palco e produção fazem parte do conteúdo disponibilizado para novas turmas de artistas

Conteúdo e registro
Com duração total de 96 horas e 40 horas de estágio supervisionado obrigatório, o PTAC oferece formação nas áreas de luz, som, técnicas de palco e produção. As aulas acontecem em formato híbrido, tanto presencialmente nos equipamentos do Instituto Usiminas como por meio de uma plataforma digital. O programa tem formato de um laboratório e oficinas com foco em conhecimentos gerais e diversos nas artes cênica, além de conteúdo específico sobre cada área. Ao final do curso, os alunos aprovados recebem um certificado de participação do ITB e o registro profissional.
Cada curso é dividido em quatro módulos. O Módulo 1 (com 48 horas) tem grade curricular comum para todas as turmas, pois tem como objetivo contextualizar o aluno à área artística e ao ambiente profissional.
Com grade específica por curso, o Módulo 2 (com 16 horas) tem como objetivo fundamentar o aluno sobre os fenômenos científicos e conceitos da área escolhida. O Módulo 3 (com 32 horas) tem a proposta de aprofundar e desenvolver os conhecimentos vistos até o momento.
E o Módulo 4 (com duração de 40 horas) é o estágio supervisionado, que tem como objetivo introduzir o aluno no mercado de trabalho e ajudá-lo a experimentar o cotidiano da profissão. Há também uma consultoria a partir da avaliação entregue pela entidade parceira que oferece o estágio.
Formando profissionais
O programa Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas - PTAC - surge a partir da percepção do Instituto do Teatro Brasileiro sobre as relações entre formação e as crescentes demandas do mercado de trabalho de profissionais nas áreas técnicas e de produção, no campo das artes cênicas.
Se por um lado, observa-se a carência de cursos e estudos dedicados à formação de técnicos e produtores, por outro, identifica-se uma crescente oferta de trabalho para estes profissionais, que são convidados a atuar em diferentes contextos e linguagens. Profissionais com experiência acumulada são cada vez mais solicitados pela produção cultural e os jovens técnicos, na maioria das vezes, trilham um caminho de ensino não formal baseada apenas na instrumentalização técnica, sem uma perspectiva artística e criativa.
O PTAC é um laboratório de oficinas de formação com um foco inicial voltado para a introdução aos fundamentos da linguagem cênica e, a seguir, dos conteúdos específicos de cada área. Pensado como um laboratório prático, criativo, de experimentação, os módulos iniciais serão comuns a todas as áreas e o desenvolvimento de projetos serão realizados por cada área específica.
Alguns princípios norteiam a formulação do PTAC, tais como: construir um programa que observe as especificidades de cada lugar - região, cidade etc. - onde irá acontecer; encontrar parcerias locais (institucional, artística, pedagógica); transitar por regiões, permitindo o intercâmbio com artistas e formadores de todo o país; ser uma laboratório prático de criação e experimentação; desenvolver um programa transversal, que permita aos alunos uma atuação autônoma e responsável.
Divulgação/ITB
O programa é um laboratório de oficinas de formação voltado para a introdução aos fundamentos da linguagem cênica

Estreia na região
O programa estreia em Ipatinga e deve chegar em breve a cidades de outras regiões do país, como São Paulo (SP) e o Petrolina (PE). E, para oferecer uma formação plural, que se adeque ao contexto de cada lugar atendido pelo programa, os cursos são ministrados por profissionais locais. O Brasil possui, em todas as suas regiões, artistas criativos, que conhecem a realidade cultural dos seus territórios, com os quais poderemos aprender os diversos modos de fazer teatro”, explica Gabriel Fontes Paiva.
E os professores locais também farão trocas com os demais mentores vindos de fora. Queremos que esse intercâmbio torne a experiência ainda mais enriquecedora para os alunos”, acrescenta André Prado.
Serviço
PTAC - Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas
Turmas para o município de Ipatinga
Inscrições: de 21 de fevereiro a 11 de março, feitas por meio do site www.itb.art.br
Aulas: 13 de abril ao final de julho
Número de vagas: 20 para Produção Cultural, 20 para Técnicas de Palco, 20 para Técnico de Som e 20 Técnico de Iluminação
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]