15 de fevereiro, de 2022 | 08:45
Localizada moto usada na fuga do suspeito por homicídio em Belo Oriente
Ex-agente prisional teria contado com a ajuda de um colega policial penal em Dom Cavati para fugir da região do Vale do Aço
Divulgação Corpo de Bombeiros
Uma equipe do Corpo de Bombeiros debelou o incêndio na casa do suspeito do homicídio em Belo Oriente

As buscas ao suspeito da autoria de um homicídio, crime praticado na tarde de segunda-feira (14) em Belo Oriente, levaram policiais militares a localizarem a moto usada por ele na fuga. A Dafra Speed 150 de cor amarela estava na casa de um policial penal em Dom Cavati, veículo que foi apreendido pelos PMs. O morador teria dado apoio ao ex-colega de trabalho para a fuga da região.
Conforme divulgado anteriormente pelo jornal Diário do Aço, Andrelino Moreira Barbosa, de 39 anos, foi morto com um tiro na cabeça disparado, segundo testemunhas, por B.S.P., de 38 anos. O motivo do crime ainda não foi devidamente esclarecido, mas a suspeita que seja alguma rixa iniciada após a morte por atropelamento de um cachorro criado pelo ex-agente prisional.
Andrelino chegou a ser socorrido com vida e encaminhado a uma unidade de saúde, onde recebeu o primeiro atendimento. Ele foi transferido para o Hospital Jaques Gonçalves Pereira, no distrito de Perpétuo Socorro, em Belo Oriente, onde morreu devido ao tiro que lhe acertou a cabeça.
O autor do tiro fugiu em companhia da esposa na moto Dafra, conforme o relato de testemunhas. Assim que os policiais saíram do local dos fatos, pessoas não identificadas atearam fogo na residência do ex-agente, provocando a morte de animais de estimação que estavam no local. Os bichos morreram asfixiados pela fumaça do incêndio.
Uma unidade do Corpo de Bombeiros de Ipatinga foi acionada. Os militares utilizaram cerca de 1,5 mil litros de água para apagar o fogo que destruiu geladeira, fogão, máquina de lavar roupas, sofá e outros pertences na residência incendiada. Um suspeito de envolvimento no incêndio, que havia sido identificado, não foi localizado.
Os animais mortos eram um gato, dois cães da raça pitbull, um casal e um filhote da raça pinscher. Um outro filhote estava vivo e, depois de ser repassado para a PM, o animal foi levado para uma clínica veterinária. Um revólver de calibre 38 desmontado e cinco cartuchos de calibre 36 de borracha e um par de algemas foram localizados, material entregue aos policiais.
Buscas ao suspeito do homicídio
O suspeito do homicídio, que trabalhou por quase 10 anos no sistema prisional como agente contratado (sem ser concursado), foi procurado na zona rural de Periquito, onde mora um irmão dele. O ex-agente não estava no local. Horas depois, chegou outra informação que ele poderia estar em Dom Cavati, onde mora um policial penal que trabalha na Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho (PDMC), em Ipaba, e é amigo do homem procurado pela polícia.
Ao chegar ao local indicado, os PMs viram a moto Drafa escondida em uma varanda no imóvel. Apesar das luzes acessas, ninguém atendeu aos chamados. O local foi cercado e um dos PMs entrou em contato via telefone com o policial penal C.A.P., de 38 anos. Ele alegou que estava em Ipaba, e não iria até a sua residência naquele momento.
C.A. entrou em contradição a respeito da moto na casa dele até que, por fim, resolveu revelar, via telefone, que B.S. realmente esteve em sua casa e pediu ajuda para fugir. O amigo do suspeito, segundo a PM, negou informar o paradeiro do foragido.
O morador autorizou os policiais a verificarem a casa. Uma porta foi arrombada pelos PMs, mas realmente não havia ninguém no local. Uma caixa contendo 48 cartuchos de calibre 380 e dois carregadores de pistola calibre 380, um vazio e o outro com dez cartuchos, foram localizados pelos policiais que recolheram ainda R$ 525. Dois capacetes, possivelmente usados pelo suspeito do homicídio e pela esposa dele, foram recolhidos no local.
As equipes foram informadas que o policial penal utiliza um Ford Fiesta, porém C.A. não foi localizado. Moradores de Dom Cavati informaram que viram o agente da ativa na cidade por volta de 15h de segunda-feira. O horário de trabalho dele, segundo informou a direção da PDMC à PM, era das 7h às 19h, porém, não poderia garantir em um primeiro momento se ele cumpriu a escala de serviço.
Ida até Inhapim, mas também sem sucesso na prisão do ex-agente
Os policiais militares deslocaram até a cidade de Inhapim com o objetivo de verificar uma denúncia sobre o paradeiro dos foragidos. Uma informação indiciou que os suspeitos poderiam estar na cidade, mas depois de vistoriarem hotéis, motéis e pousadas, além de contatos com policiais penais na cidade, nem B.S. e tampouco a esposa foram localizados.
A moto Drafa foi removida ao pátio credenciado pelo Detran. Os objetos encontrados na casa do policial penal foram recolhidos e entregues na delegacia de Polícia Civil. As buscas continuam para a localização e a prisão do suspeito do homicídio praticado em Belo Oriente.
O que levou a prática do homicídio ainda não foi esclarecido oficialmente
A motivação do crime ainda não foi esclarecida, mas a suspeita é que tenha alguma ligação com o atropelamento e a morte de um cachorro de estimação do ex-agente prisional. O fato aconteceu na sexta-feira (11). Uma moto atropelou um cão da raça buldogue que estava com B.S., animal avaliado em R$ 8 mil.
Ameaças após o homicídio
B.S. também passou a ser investigado por ameaças a um morador do bairro Santa Terezinha, local onde ocorreu o homicídio. Uma vítima da ameaça informou a situação para a PM na noite de segunda-feira (14), logo depois de receber mensagens via WhatsApp enviadas pelo ex-agente.
O jovem, de 20 anos, relatou aos policiais militares que B.S., do local onde estaria escondido, está fazendo acusações a este jovem de ser um dos autores do incêndio na residência. A vítima das ameaças nega. O ex-agente ainda acusa este rapaz de furtar um aparelho de som e um aparelho de televisão na casa danificada pelo fogo. O caso está em apuração pela polícia.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Ze Felix
16 de fevereiro, 2022 | 23:56O nome do agente é bernardi”
Belo Oriente, Onde?
15 de fevereiro, 2022 | 14:56Se não derem um jeito de prenderem esse ex-agente vai tombar mais gente, não demora muito.”
Andre Sales
15 de fevereiro, 2022 | 12:15Alguém sabe o nome desse ex agente penitenciário ?”