03 de fevereiro, de 2022 | 05:57

Confirmada a liberação de desvio na BR-381, em Nova Era

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Liberação do desvio é marcada por desencontro de informações, foi aberto quarta-feira e voltou a ser fechado, DNIT afirma que liberação será hoje ou sexta-feiraLiberação do desvio é marcada por desencontro de informações, foi aberto quarta-feira e voltou a ser fechado, DNIT afirma que liberação será hoje ou sexta-feira

O desvio provisório construído no km 321 da BR-381 foi liberado hoje, por volta das 7h40 para tráfego de caminhões, ônibus e veículos de passeio. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o trânsito flui no sistema ''pare/siga''. Veja aqui a atualização da notícia.

Por enquanto, sem pavimentação asfáltica, o desvio recebeu ontem os últimos ajustes. A informação é da Assessoria de Comunicação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Embora tenha afirmado, em nota oficial na terça-feira (1), que não tinha prazo determinado para liberar o desvio no km 321, em Nova Era, o Dnit enviou técnicos ontem para uma vistoria na obra do desvio e ficou definida a realização de serviços complementares para que o tráfego fosse liberado.

A pavimentação, conforme prometida pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, será feita posteriormente, mesmo com o tráfego rodando pelo desvio, informa o Dnit.

No fim da tarde de ontem, o desvio chegou a ser liberado, mas, por orientação técnica, voltou a ser fechado até a conclusão dos serviços indicados na vistoria.

Vídeos publicados pelas pessoas na internet têm causado grande confusão, levando motoristas a se aglomerarem no local, querendo passar.

Trecho testado

A informação também foi confirmada ao deputado estadual Celinho Sintrocel (PCdoB), em contato com o engenheiro da LCM Engenharia, responsável pela obra.

“Uma camada de pedra, brita, pó de brita e escória siderúrgica já foi compactada sobre a terra e o trecho foi testado por alguns veículos pesados, mostrando resistência para o trânsito de veículos pesados”, informa o parlamentar.

Celinho ressalta que o desvio no trecho do km 321 está sendo liberado de forma emergencial. O provisório tem a intenção de desafogar a demanda de tráfego pelo local.
Equipe do DNIT vistoriou desvio nesta quarta-feira e determinou adequações antes de liberar o tráfegoEquipe do DNIT vistoriou desvio nesta quarta-feira e determinou adequações antes de liberar o tráfego

Fiscalização e chuva

A previsão era liberar em apenas uma semana, mas em função da pressão de variados setores, o desvio improvisado já será aberto ao tráfego. Entre as forças que atuaram para a liberação está o mandato do deputado Celinho.

O parlamentar explica que acompanhou o trâmite da solução junto à Superintendência do Dnit em Minas Gerais, desde a interdição em 14 de janeiro.
O parlamentar, também, confirmou ao Diário do Aço que mesmo com a forte chuva que caiu nesta quarta-feira, não há possibilidade de atrapalhar os planos de liberação do desvio. “Não existe nenhuma possibilidade de adiar o desvio por causa da chuva. Todas as camadas de brita já foram colocadas. Portanto, a liberação não será prejudicada”, disse.

Reconstrução

Outra informação, confirmada nesta quarta-feira, é que as máquinas já começaram a trabalhar no trecho do talude, onde houve movimentação de terra, para reconstruir o traçado definitivo da BR-381, no km 321. A previsão do Dnit é que os trabalhos sejam concluídos dentro de 40 dias.

20 dias interditado

Conforme vem noticiando o Diário do Aço, desde o dia 14 de janeiro o trecho do km 321 da BR-381, em Nova Era, está totalmente interditado. Ou seja, nesta quinta-feira completa 20 dias de interdição. Desde a interdição motoristas têm sido obrigados a fazer rotas alternativas, dobrando a distância e o tempo de viagem entre a capital mineira e o interior.

A situação agravou-se com a interdição na BR-262, em Abre Campo, com prejuízos ainda maiores para empresas que dependem do transporte de insumos pela rodovia.

O Dnit informou que a pista foi destruída com o deslocamento de terra provocado pelo volume de água acumulada entre dezembro e janeiro e a saturação do solo, chamado de “cisalhamento de talude”.
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