CADERNO IPATINGA 2024

28 de janeiro, de 2022 | 08:00

Coronel Fabriciano receberá microchips para cães e gatos

Wilma Gomes / Semad
Para cada microchip doado, as cidades terão como contrapartida esterilizar o número equivalente de animaisPara cada microchip doado, as cidades terão como contrapartida esterilizar o número equivalente de animais

Coronel Fabriciano foi um dos municípios habilitado para participar do Programa Estadual de Microchipagem Conheça seu Amigo, lançado pela Subsecretaria de Gestão e Saneamento (Suges) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Ao todo, foram 74 localidades escolhidas para receber microchips e leitores de microchips, a serem usados em cães e gatos provenientes de comunidades de baixa renda.

O objetivo do programa é identificar cães e gatos castrados pelo município por meio de microchips. O registro das informações dos animais e tutores serão cadastradas no banco de dados estadual, que será lançado em breve, em cumprimento da Lei Estadual nº 21.970/2016.

Os locais selecionados cumpriram o regulamento do Edital Semad 03/2021, divulgado no Diário Oficial do Estado, e já foram analisados os recursos impetrados pelos municípios, conforme cronograma divulgado no edital. Inicialmente, era previsto que fossem atendidos 50 municípios, mas o número foi ampliado para 74, resultando em cerca de 63 mil microchips e 74 leitores (um para cada município).

As informações da Semad dizem que para cada microchip doado, as cidades terão como contrapartida esterilizar o número equivalente de animais e preencher o banco de dados estadual de microchipagem, que será disponibilizado aos municípios.

“A identificação e o registro são partes importantes em um programa de manejo ético de populações de cães e gatos. Conforme a Organização Mundial para Saúde Animal, essa ação permite o monitoramento do tamanho da população, o dimensionamento de animais nas vias públicas, o cálculo da taxa de sobrevivência, o manejo ambiental e a identificação dos tutores, funcionando como importante ferramenta para o planejamento urbano, para o bem-estar animal e para o combate ao abandono de animais”, pontua o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco.

Programa

O Programa Conheça seu Amigo prevê a entrega de microchips e de leitores de microchips pelo Estado aos municípios selecionados. Os chips são para serem usados em cães e gatos provenientes de comunidades de baixa renda; em situação de rua que participem de algum programa de controle reprodutivo municipal; de animais para adoção sob tutela de Organizações da Sociedade Civil e de áreas prioritárias de superpopulação animal.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário