27 de janeiro, de 2022 | 15:30

Técnicos identificam problema em galerias sob a avenida Acesita

Divulgação
Está sendo feito o desassoreamento do curso da água para diminuir a vazão da água dentro das galeriasEstá sendo feito o desassoreamento do curso da água para diminuir a vazão da água dentro das galerias

A Secretaria de Obras, Serviços Urbanos, Mobilidade Urbana e Habitação de Timóteo atualizou o status da obra de infraestrutura realizada para a recuperação da Avenida Acesita, próximo ao trevo do Bairro Olaria. O trecho está interditado desde o último dia 10.

Segundo os técnicos da Secretaria, após escavar cerca de 20 metros de profundidade até a base onde se encontra o curso d´água, foi identificada uma fissura no concreto da parte superior da galeria, armadura exposta no teto e ainda desgaste excessivo no piso. No local onde a estrutura se rompeu foi feita a recomposição da parte que estava aberta com uma nova camada de concreto e aço e também será providenciada a recuperação dos demais problemas. Agora a intervenção está na fase de secagem dessa intervenção que deve durar cerca de três dias, detalhou a Secretaria.

Enquanto isso, está sendo feito o desassoreamento do curso da água para diminuir a vazão da água dentro das galerias para que seja executada a recomposição do piso da galeria, que também estava danificado. A expectativa é que na próxima semana seja iniciado o reaterro e compactação da terra sobre a galeria. Após essa fase o asfalto será recomposto.

Os engenheiros que fizeram a avaliação do local detectaram que o afundamento da via que originou a interdição do trecho da avenida Acesita pode ter ocorrido por duas razões: a primeira é a deterioração pela idade da própria estrutura da galeria, construída há mais de 40 anos. Outro fator foi que na época da intervenção feita por administração anterior, a compactação do aterro não foi executada conforme a norma e este fato pode ter levado ao colapso das estruturas de drenagem superficial sobre o aterro, como bocas de lobo, contribuindo assim para a infiltração no aterro.

Para o reaterro, conforme recomendação dos técnicos da Secretaria de Obras, será utilizada uma terra mais argilosa para fazer a compactação do solo sobre as galerias.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rodrigo

27 de janeiro, 2022 | 22:58

“Pelo menos estão achando solução para isso, agora quanto a rua estreita do bairro Ana Rita, onde muito tem se falado e reclamado, pq ainda não deixou só com uma mão da via, sendo contramão subir por ela ! e o trajeto fica descendo , fazendo o mesmo trajeto do ônibus municipal e intermunicipal, tipo quem vem do centro de Acesita vai descer pela praça e fazer o mesmo trajeto do ônibus municipal no bairro e acessar a via de novo sentido cava grande , estas ruas são mais largas e aguenta e ainda pode deixala tb só como mão de via única durante um tempo até resolverem só problemas !agora quem estiver descendo ,tipo vindo de cava grande , vai passar normal por este trecho !”

Envie seu Comentário