Expo Usipa 2024 02 - 728x90

27 de janeiro, de 2022 | 13:25

Mais de 2,5 milhões de mineiros ainda não completaram esquema vacinal contra a covid

Informações da Agência Minas
Governo do Estado de São Paulo
Vacinação completa confere maior proteção contra doença, diminuindo drasticamente as chances de morte e internação Vacinação completa confere maior proteção contra doença, diminuindo drasticamente as chances de morte e internação

O secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, alertou que mais de 2,5 milhões de mineiros ainda não completaram o esquema vacinal contra a covid-19 e precisam colocar o cartão de vacinação em dia. A fala do secretário ocorreu durante a reunião do Comitê Extraordinário Covid-19 realizada nesta quinta-feira (27) e presidida pelo governador Romeu Zema (Novo).

Conforme Baccheretti, a imunização com duas doses ou dose única, além da dose extra, confere maior proteção contra doença, diminuindo drasticamente as chances de morte e internação. “A vacina é a principal arma de combate ao coronavírus. Por isso é tão importante que as pessoas procurem um posto para se imunizar. A vacina é segura, eficaz, e hoje temos visto que as internações, principalmente, são de quem não cumpriu todo o ciclo ou está sem nenhuma dose. Óbitos seguem a mesma lógica”, ressaltou.

O governador enfatizou que o Estado está fazendo a sua parte. "Estamos chegando a quase 40 milhões de doses enviadas aos municípios mineiros. Mas é preciso que todos tenham consciência e tomem a vacina. Não acreditem em fake news. As vacinas são seguras e altamente testadas e desenvolvidas por cientistas. O maior trunfo contra a pandemia é a vacinação", afirmou.

Crianças
O secretário também afirmou, durante a reunião do grupo de trabalho e acompanhamento da pandemia, que é preciso aumentar a adesão da vacinação infantil. “A expectativa é a de que agora em fevereiro toda criança já esteja imunizada com a primeira dose no estado, o que vai gerar uma proteção inicial para os pequenos e pequenas. Reforço que a vacina é confiável e os efeitos colaterais frente aos benefícios são infinitamente menores. Então, mães, pais ou responsáveis contamos com vocês nessa luta”, pediu o secretário.

Índices de covid-19
Números da doença em Minas apontam que a taxa de incidência disparou nos últimos 14 dias, com aumento de 218% na média do Estado, segundo consta no relatório do Comitê Extraordinário.

“Por isso é tão importante manter os cuidados, como o uso de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações”, destacou Baccheretti.

A média móvel de casos nos últimos sete dias também registrou um crescimento vertiginoso, atingindo 22 mil confirmações em 25 de janeiro.

Minas Consciente
Apesar do aumento da incidência, o Comitê votou pela manutenção da onda verde em todas as 14 macrorregiões de saúde mineiras. O secretário de Saúde justificou a decisão informando que não houve uma pressão generalizada sobre o sistema hospitalar por causa da doença.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário