26 de janeiro, de 2022 | 13:50

Anvisa atualiza regras para doação de sangue durante pandemia

Tiago Araújo
Candidatos à doação de sangue com diagnóstico de covid serão considerados inaptos por um período de dez dias após completa recuperação da doençaCandidatos à doação de sangue com diagnóstico de covid serão considerados inaptos por um período de dez dias após completa recuperação da doença

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizaram, nesta semana, os critérios técnicos para a doação de sangue, que haviam sido revistos em março de 2020, devido ao risco de infecção por covid-19. Segundo a Anvisa, as atualizações referem-se aos prazos e aos critérios de inaptidão a serem aplicados no momento da seleção de candidatos, de modo a garantir a qualidade e a segurança do sangue coletado nos serviços de hemoterapia do país.

De acordo com o documento, candidatos à doação de sangue com diagnóstico ou suspeita de covid-19 e que apresentaram sintomas da doença, mesmo nos casos leves ou moderados, serão considerados inaptos por um período de dez dias após a pessoa ter completa recuperação da doença.

Também serão consideradas inaptas as pessoas que apresentarem teste diagnóstico positivo para Sars-CoV-2, mesmo que sejam assintomáticas. Neste caso, o período de inaptidão é de dez dias após a data da coleta do exame.

Pessoas que tiveram contato próximo com caso confirmado de covid-19 durante o período de transmissibilidade da doença (quando o vírus está sendo transmitido de uma pessoa para outra) nos últimos dez dias ou com indivíduos que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial positivo para a doença deverão ser consideradas inaptas pelo período de sete dias após o último contato com esses indivíduos.

Outra restrição refere-se a pessoas candidatas à doação de sangue que permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica, devido a sintomas de possível infecção pelo Sars-CoV-2. De acordo com o MS e a Anvisa, esses indivíduos deverão ser considerados inaptos pelo período que durar o isolamento, conforme definição do Ministério da Saúde.

Nessa atualização, foi retirado o critério de inaptidão para doação de pessoas que tenham se deslocado ou que sejam procedentes de países com casos de covid-19.

Doação em Ipatinga
A Hemoterapia do Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 14h às 16h. Para doar sangue é preciso fazer agendamento prévio, pelo telefone 3829-9600 ou WhatsApp (31) 9686-1060.

Segundo as recomendações do Ministério da Saúde e da Anvisa, são critérios para doação: estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 68 anos ou idade de 16 a 17 anos com o consentimento formal do responsável legal, pesar mais de 52kg e ter comportamento sexual seguro. Vale lembrar que para doar é preciso levar documento oficial com foto e assinatura e estar bem alimentado.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário