EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

26 de janeiro, de 2022 | 09:30

Vacina infantil é segura e deve ser aplicada antes da volta às aulas, orienta infectologista

Divulgação MS
Para médico, os estudos não mostraram nenhuma forma de complicações graves. Os efeitos colaterais registrados foram raros e levesPara médico, os estudos não mostraram nenhuma forma de complicações graves. Os efeitos colaterais registrados foram raros e leves

Iniciada nos municípios do Vale do Aço semana passada, a vacinação infantil contra a covid-19 ainda gera dúvidas em muitos pais e responsáveis sobre sua eficácia e segurança. Em entrevista ao Diário do Aço nesta terça-feira (25), o médico infectologista Márcio Castro, que atua em Ipatinga, explica que o imunizante foi amplamente testado, sendo muito eficaz e bastante seguro, tendo apresentado raras e leves reações. O médico ainda alerta sobre a importância de imunizar as crianças antes do retorno ao período escolar.

Márcio Castro lembra que a imunização contra a covid em crianças já foi iniciada em mais de 40 países que já aprovaram e vacinaram suas crianças. A vacina da Pfizer, por exemplo, a primeira aprovada no Brasil para o público entre 5 a 11 anos, tem eficácia comprovada acima de 90%.

“Os estudos não mostraram nenhuma forma de complicações graves. Os efeitos colaterais registrados foram raros e leves. Portanto, essas vacinas já utilizadas em milhões de crianças em todo o mundo, como Estados Unidos Europa, Oriente Médio e Chile, demonstram elevada eficácia, superior até a da vacina para adultos”, explicou.
[imageme77730]
O médico lembra que, com a proximidade do retorno às aulas presenciais, a imunização de crianças é urgente e deve ser feita o mais rápido possível, para garantir a volta das crianças às salas de aula. “Lembrando que a covid foi a principal causa de morte de doença evitável de crianças no Brasil no último ano”, alerta.

Sobre o medo ou insegurança de alguns pais diante da vacinação, Márcio Castro não deixa dúvidas sobre a segurança das duas vacinas já autorizadas para crianças no Brasil. Principalmente no caso da Pfizer pediátrica, que segundo ele é diferente da vacina para adulto, com uma concentração mais baixa, uma dose menor, porém suficiente para trazer uma taxa alta de imunidade com segurança.

“Temos duas vacinas disponíveis para vacinação de crianças (Pfzier e Coronavac), extremamente eficazes e seguras. Asseguro aos pais que os dados são muito robustos, no sentido de garantir total tranquilidade na vacinação, ressaltando que deve ser feita o mais rápido possível”, alertou o médico, pedindo: “Pais, levem seus filhos ao posto de saúde”.

O Diário do Aço ouviu na tarde desta terça-feira alguns populares que estavam no Centro de Coronel Fabriciano para saber se levarão os filhos ou netos para se vacinarem contra a covid-19.

Silvia Miranda
Lecy Cândida de Souza Oliveira, 52 anos, avó, Lavrinha, Jaguaraçu. ''Eu sou contra porque as crianças já têm a imunidade alta, é uma intervenção duvidosa. Na minha família os meus sobrinhos e os meus netos não serão vacinados''Lecy Cândida de Souza Oliveira, 52 anos, avó, Lavrinha, Jaguaraçu. ''Eu sou contra porque as crianças já têm a imunidade alta, é uma intervenção duvidosa. Na minha família os meus sobrinhos e os meus netos não serão vacinados''

Silvia Miranda
Simone Almeida Pereira Ganda, 52 anos, avó, Amaro Lanari, Fabriciano. ''Eu sou a favor e sem tem vacina as crianças devem ser vacinadas. E se nós adultos fomos vacinados e agora voltou essa onda, mas quase não se vê casos graves, isso se deve à vacina''Simone Almeida Pereira Ganda, 52 anos, avó, Amaro Lanari, Fabriciano. ''Eu sou a favor e sem tem vacina as crianças devem ser vacinadas. E se nós adultos fomos vacinados e agora voltou essa onda, mas quase não se vê casos graves, isso se deve à vacina''

Silvia Miranda
Fernando de Souza, 38 anos, pai, Pedra Linda, Fabriciano. ''Eu vou vacinar meu filho porque a vacina protege, eu mesmo peguei covid há pouco tempo, nessa nova onda, e não tive sintomas graves, graças à vacina que eu tomei''Fernando de Souza, 38 anos, pai, Pedra Linda, Fabriciano. ''Eu vou vacinar meu filho porque a vacina protege, eu mesmo peguei covid há pouco tempo, nessa nova onda, e não tive sintomas graves, graças à vacina que eu tomei''

Silvia Miranda
Maria do Socorro David Soares, 32 anos, mãe, Contente, Fabriciano. ''Eu não pretendo levar minha filha para vacinar, tenho medo das reações porque tem muitos vídeos mostrando efeitos em crianças, então não me sinto segura''Maria do Socorro David Soares, 32 anos, mãe, Contente, Fabriciano. ''Eu não pretendo levar minha filha para vacinar, tenho medo das reações porque tem muitos vídeos mostrando efeitos em crianças, então não me sinto segura''
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Helena Alves Nogueira

26 de janeiro, 2022 | 22:24

“É TAL SEGURA QUANTO A '' VACINA'' PARA OS ADULTOS?”

Jorge

26 de janeiro, 2022 | 12:11

“Obrigatoriamente o acreditar,somente a Deus.”

Gildázio Garcia Vitor

26 de janeiro, 2022 | 10:48

“A insegurança/medo da Vózinha e da Mãe, em relação às vacinas, tem que ser creditada ao Presidente e ao Ministério da Saúde, que fazem de tudo para desacreditar a Ciência.”

Envie seu Comentário