Expo Usipa 2024 02 - 728x90

24 de janeiro, de 2022 | 05:00

Carta de repúdio é assinada por médicos e cientistas contra nota técnica do MS que defende o kit covid

Divulgação
Com a retomada de casos de covid-19, Ministério da Saúde volta a defender o ''kit covid''Com a retomada de casos de covid-19, Ministério da Saúde volta a defender o ''kit covid''

Com a retomada do crescimento dos casos de covid-19, em uma nova onda provocada pela variante Ômicron do coronavírus SARS-CoV-2, trouxe à tona novamente a polêmica sobre o emprego do chamado "kit covid", formado por medicamentos como hidroxicloroquina, azitromicina, ivermectina e dipirona.

Mais de 45 mil professores, pesquisadores e profissionais da saúde assinaram uma carta de repúdio à nota técnica do Ministério da Saúde que defende a eficácia da hidroxicloroquina no tratamento contra covid-19 e questiona a segurança das vacinas – o inverso do que dizem estudos em todo mundo. O abaixo-assinado aberto em um site de petições on-line no sábado (22/1), pede com urgência a adoção das normas que barrariam o “kit covid” aprovadas em dois turnos pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema de Saúde (Conitec).

A carta faz duras críticas ao documento assinado pelo secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde da pasta da Saúde, Hélio Angotti Neto. “Nos sentimos perplexos quando lemos a vasta lista de estultices apresentada pela nota técnica”, diz o manifesto. “É espantoso que o Ministério da Saúde recuse normas propostas elaboradas por um grupo de pesquisadores, convocados pelo próprio Ministério, criando uma situação sem precedentes em nosso País.”

A carta afirma que, ao publicar a nota técnica, a pasta da Saúde “transgride não somente os princípios da boa ciência, mas avança a passos largos para consolidar a prática sistemática de destruição de todo um sistema de saúde”.

A petição foi amplamente divulgada por médicos e cientistas nas redes sociais no fim de semana. A nota de repúdio foi redigida primeiramente pelo patologista Paulo Saldiva. Outras cinco profissionais ajudaram-no na redação: a infectologista Anna Sara Levin, a patologista Marisa Dolhnikoff, a endocrinologista Berenice Mendonça, a fisiatra Linamara Batistella e a pediatra Sandra Grisi.

Saldiva avalia que a nota técnica do ministério é uma “coleção de bobagens”. “Na realidade é um parecer que cristaliza o discurso negacionsita nas mídias sociais”, alerta.

De acordo com o manifesto, "causa enorme preocupação o fato de que as rédeas do Ministério da Saúde estejam sob a posse da ideologia, da desinformação e, principalmente, da ignorância".

Senado quer ouvir Ministério da Saúde sobre nota técnica

A Frente Parlamentar Observatório da Pandemia de Covid-19 deve convidar o secretário Hélio Angotti Neto, para prestar esclarecimentos sobre a nota técnica.

Deve haver esta semana uma deliberação na frente parlamentar, criada pelo Senado para fiscalizar e acompanhar os desdobramentos da CPI da Covid, para chamar o ministro da Saúde Marcelo Queiroga ao Senado, a fim de explicar o documento, o apagão de dados sobre a pandemia e o atraso da vacinação das crianças.

Pesquisa sobre coronavírus vem desde a décaca de 1960

Os coronavírus fazem parte de uma velha conhecida família de vírus, responsáveis por infecções respiratórias em seres humanos (resfriados) e em animais. São pesquisados desde 1960.

O SARS-CoV-2, também conhecido como novo coronavírus, é uma cepa identificada em 2019 que, tem características genéticas que o tornam mais transmissível e capaz de causar quadros clínicos mais graves. Diferentemente do que algumas pessoas divulgam nas mídias sociais, o vírus e suas mutações já eram sim, alvo de pesquisas, que foram aceleradas com os danos causados aos humanos a partir de 1960, com impactos na economia global. (Com informações de agências)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Para Sr. Carlos

25 de janeiro, 2022 | 12:06

“Sr. Carlos Roberto, a ciência não é um Deus infalível. Muitos conceitos foram mudados ao longo do tempo. Não quero adentrar em política e muito menos em vacinar ou não. O ser humano não é perfeito e está sujeito a erros.”

Viewer

24 de janeiro, 2022 | 17:01

“Depois de suas ameaças de violência física ? depois do seu conhecido histórico de agressão e ameaça a integridade de vida das pessoas, não vou revelar minha identidade.

Prefiro continua a lhe provocar e deixar que os próprios leitores vejam qual é o nível dos esquerdistas, afinal não preciso convencer você e sua laia, mas os outros.

Minha identidade pouco importa desde que eu diga a verdade.”

Carlos Roberto Martins de Souza

24 de janeiro, 2022 | 15:20

“A derrota de Boçal Naro em outubro será como a última sessão de quimioterapia feita com o mais absoluto êxito para a cura definitiva de um câncer voraz.”

Carlos Roberto Martins de Souza

24 de janeiro, 2022 | 15:18

“Viewer, antes de qualquer coisa, tenha ombridade, se identifique, ou vai continuar na moita jogando fora as suas sobras cérebro fecais? É por idiotas o animais como você, que estamos nesta situação, e com certeza você e gado marcado de Boçal Naro. Então, não me preocupo pois já aprendi a lidar com situações assim. Fica tranquilo, tira esta sua cueca com freada de moto, senta, por na cabeça, pois outubro vem aí, vai ser de lavada! O choro é livre, mas o preço da burrice...”

Viewer

24 de janeiro, 2022 | 14:50

“Esse Carlos deve ser um cientista ganhador de prêmio Nobel para ficar falando asneira assim... SQN.

Se bobear nem mesmo deve ter completado o ensino médio, dada a quantidade de erros de grafia que ele demonstra a cada comentário, pior que ainda quer posar de poeta.”

Paulo

24 de janeiro, 2022 | 13:07

“Queiroga conseguiu superar o pazuelo em submissão e em puxar saco.”

Carlos Roberto Martins de Souza

24 de janeiro, 2022 | 11:27

“? inconcebível, em pleno século XXI, vermos ignorantes colocando em dúvida a ciência, é deprimente ver pessoas colocando em dúvida todo o esforço que cientistas estão fazendo para acabar com esta pandemia.

- Mamãe, porque há tantos idiotas contra a vacina, e divulgando Fake News, inclusive o presidente?
- É porque suas mães, pessoas inteligentes, os vacinaram, senão seriam bem menos! Entendeu?
- E os que acreditam neles?
- A gente só pode lamentar, pois não há vacina contra a ignorância! Nem escola resolve!”

Viewer

24 de janeiro, 2022 | 08:30

“Não existe verdade absoluta quando se trata de ciência, pois a mesma é construída através de tese, síntese e antítese baseado em teorias formuladas a partir de observação, estudos que podem comprovar ou refutar determinada teoria.

Negar isso para apoiar somente uma narrativa politica não é exercer a ciência, mas militar para uma determina visão politica.”

Paulo Cesar

24 de janeiro, 2022 | 07:19

“Carta de repúdio e a que vai ser dada na próxima eleição. Pra este governo genocida.”

Carlos Roberto Martins de Souza

24 de janeiro, 2022 | 06:22

“Dr. Cloroquina, graduado em MERDAcina, especialista em MICObiologia, Mestre em Virose de Juízo, especialista em epdeMIOLOgira, especialista em Jumentaria, Pós-graduação em MENTIRAlogia, cuida de seu rebanho Gado, e combate ferozmente a ciência.”

Envie seu Comentário