22 de janeiro, de 2022 | 17:00

Pátios de veículos apreendidos passam por vistorias

Estão abertas inscrições para pessoas interessadas em prestar serviços de pátio de veículos apreendidos ou removidos

Divulgação
Policiais Civis fazem vistorias em mais de 18 pátios de veículos apreendidos, na área do 12º Departamento de PolíciaPoliciais Civis fazem vistorias em mais de 18 pátios de veículos apreendidos, na área do 12º Departamento de Polícia

Todos os pátios de remoção, de guarda e de depósito de veículos automotores na área do 12º Departamento de Polícia foram vistoriados por Policiais Civis na semana que passou. As vistorias ocorreram nas áreas das Delegacias Regionais de Ipatinga, Caratinga, Manhuaçu, Ponte Nova, Itabira e João Monlevade e chamaram a atenção das pessoas, que viram a movimentação de viaturas na porta dos pátios.

Questionado pela reportagem do Diário do Aço, acerca das operações, o chefe do 12º Departamento de Polícia, delegado geral, Gilmaro Alves Ferreira, informou por meio de nota que o objetivo das vistorias foi verificar se as empresas credenciadas vêm cumprindo o contrato e as portarias do Detran-MG. Conforme o delegado, inicialmente, as vistorias possuem um caráter pedagógico e preventivo para que possíveis irregularidades sejam imediatamente sanadas.

Todos os pátios foram notificados e concedidos prazos para sanar as eventuais irregularidades encontradas, quando essas faltas não forem graves. No caso de faltas graves e o descumprimento das notificações, procedimentos administrativos estão sendo instaurados para apuração das faltas, o que pode levar desde a suspensão temporária dos direitos concedidos, até a cassação do credenciamento.

Em levantamentos, segundo informações iniciais, mais de 12 pátios possuíam dentre uma ou mais irregularidades, havendo casos de um pátio com mais de nove irregularidades e, dentre as mais encontradas, estariam a falta de banheiros masculino e feminino, a inexistência de manobristas na categoria AE , a falta de utilização de uniformes e crachás, a indisposição das portarias do Detran para os usuários e o não pagamento feito exclusivamente mediante depósito em conta corrente da credenciada (pátio).

Pagamentos

Muitos usuários não têm conhecimento, mas alerta o delegado chefe, que os pátios credenciados não podem receber valores pelos serviços prestados (credenciados) em moeda corrente no próprio local, mas sim por meio de depósito em conta corrente da credenciada.

Afirma ainda o Delegado que, apesar das vistorias em andamento, o maior fiscal é a sociedade que utiliza dos serviços e que todas as normas e deveres dos proprietários de pátios estão de forma pública no site do Detran-MG.

Está aberto cadastro para novos pátios



Qualquer pessoa que tiver uma área para sediar um pátio credenciado para guarda de veículos pode formar uma empresa e se inscrever. O chefe do 12º Departamento de Polícia, Gilmaro Alves, esclarece que o processo de habilitação (pré-cadastro dos processos de credenciamento de remoção, de guarda e de depósito de veículos automotores apreendidos) está aberto desde o dia 17 de janeiro, conforme portaria 1.200, de 30 de dezembro de 2021.

“A norma estabeleceu um novo prazo para aquelas pessoas jurídicas de direito privado que pretendem se credenciar para remoção, para guarda e para depósito de veículos automotores apreendidos, conhecidos como pátios de veículos”, esclareceu.

Os interessados podem acessar o site do Dentran-MG e baixar as portarias, que são públicas e de fácil acessibilidade, no link www.detran.mg.gov.br/. Após acessar o site, clicar no ícone “Sobre o Detran”-> Legislação-> consultar portarias do Detran-MG. Na abertura da tela, colocar o número da portaria e pesquisar.

Outra forma seria acessar o site do Detran/Parceiros credenciados/Pátios de remoção e guarda, local onde pode ser consultada toda a legislação referente ao assunto e os pátios credenciados por cada cidade.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rafael Simplicio

24 de janeiro, 2022 | 16:10

“Não sabia que esse serviço era aberto às empresas, para mim era apenas para "algumas pessoas", mas acessei o site do detran e não é que essas portarias são públicas lá mesmo. Ás vezes o que falta é realmente informação..”

Eliezer Araújo

23 de janeiro, 2022 | 20:04

“Essa ideia dos deveres é uma boa! Na reportagem fala que não pode pagar no pátio? E na Delegacia até que horário eles liberam os veículos?”

Ana do Bethânia

23 de janeiro, 2022 | 18:49

“Um amigo teve o veículo apreendido, conseguiu a liberação na Delegacia, no pátio fizeram voltar no outro dia. Qual é o horário de funcionamento dos pátios? O jornal poderia fazer uma matéria sobre os deveres dos pátios.”

Joana Darc

23 de janeiro, 2022 | 16:53

“Parabéns a Polícia Civil pela atitude, falta agora os Centros de Formação de Condutores, tem muito instrutor fazendo coisa errada e os donos nada fazem.
Esse Delegado é bem atuante, para tirar um dez só falta fazer essas vistorias nas auto escolas.”

Victor Araújo

23 de janeiro, 2022 | 16:10

“? impressão minha ou é a primeira vez que esses pátios são vistoriados? Não lembro também de divulgação para as empresas se credenciarem, parabéns ao jornalista e ao jornal. Aqui na região tinha pátio fechando às 17:00horas, foi só começar as vistorias que voltaram a fechar as 18:00.”

Envie seu Comentário