23 de janeiro, de 2022 | 08:00

Transporte de pacientes do Vale do Aço para Belo Horizonte está mantido

Divulgação
A expectativa é que a interdição na BR-381, em Nova Era, seja resolvida rápida para evitar transtornos no deslocamento de pacientesA expectativa é que a interdição na BR-381, em Nova Era, seja resolvida rápida para evitar transtornos no deslocamento de pacientes
A interdição total do trecho da BR-381, no km 321, em Nova Era, que dificultou o acesso entre o Vale do Aço e Belo Horizonte, tem causado várias preocupações. Além dos danos econômicos, há preocupação relacionada ao transporte de pacientes para atendimento médico na capital mineira. No entanto, o superintendente regional de Saúde, Ernany de Oliveira, confirmou que essa locomoção está mantida, porém, com um tempo maior de viagem, por estradas alternativas e com rotas mais longas.

Desde o dia 14 deste mês o trecho da BR-381, no km 321, está interditado devido ao deslocamento da encosta que destruiu o asfalto por mais de cem metros. Até então, nenhum plano concreto para resolver o problema foi apresentado, mas a previsão é que em fevereiro seja construído e liberado um desvio, conforme relatado pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em entrevista à imprensa.

O superintendente regional de Saúde, Ernany de Oliveira, ressaltou ao Diário do Aço, nesta sexta-feira (21), que aumentou o tempo do transporte de pacientes da região para a capital mineira, mas que está mantido tal deslocamento. “Até o momento, não foi observado nenhum problema ocasionado no transporte de pacientes da macrorregião do Vale do Aço para Belo Horizonte, além do aumento do trajeto percorrido e do tempo de deslocamento. Havendo a necessidade de transferência inter-hospitalar de pacientes para BH, e os mesmos enquadrados nos critérios para este tipo de serviço, iremos realizar imediatamente”, destacou.

Rápida solução
Ernany de Oliveira também afirmou que aguarda que o problema de interdição na BR-381, em Nova Era, seja resolvido o mais rápido possível para evitar mais prejuízos à população. “Esperamos que as medidas que estão sendo adotadas pelos órgãos competentes sejam rápidas, evitando assim quaisquer transtornos para o deslocamento de pacientes”, pontuou.

Prioridade
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou ao Diário do Aço, por meio de nota, no dia 18, que a recuperação do trecho da BR-381 é prioritária para o Dnit e será feita tão logo seja possível, uma vez que o solo ainda está saturado. “O objetivo é restabelecer o tráfego no menor tempo possível”, ressaltou.

Avaliação
A nota também explicou, de maneira técnica, que houve o chamado “cisalhamento de talude”, provocado pelo grande volume de água e saturação do solo. “Ou seja, houve deslocamento da massa de terra, pressionando a base da rodovia e levando ao rompimento da pista. As equipes do Dnit estão avaliando soluções a serem adotadas, sendo que, no momento, é necessário aguardar, pois ainda está havendo movimentação de terra”, pontuou.

Veja mais:
Interdição da BR-381 encarece o frete dos produtos no Vale do Aço

Empresas enfrentam prejuízos e gestores temem efeitos da interdição da BR-381

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário