22 de janeiro, de 2022 | 07:00

Secretaria de Educação oferece dez vagas para psicólogos e assistentes sociais na região

Arquivo DA
Profissionais vão atuar em núcleos específicos para desenvolver ações que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem dos alunosProfissionais vão atuar em núcleos específicos para desenvolver ações que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem dos alunos
A partir da próxima sexta-feira (28), psicólogos e assistentes sociais poderão se inscrever no processo seletivo para atuarem nas escolas estaduais de todo o Estado de Minas Gerais. Na Região Metropolitana do Vale do Aço, são dez vagas disponíveis para atuação nos municípios. No entorno da região, o único município com vaga disponível no edital é Inhapim.

Conforme o governo mineiro, serão priorizadas as cidades cujas escolas e regionais tenham mais registros de situações de violação de direitos dos estudantes na rede estadual de ensino. Será a primeira vez que a rede estadual contará com psicólogos e assistentes sociais para atuarem junto às escolas.

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) fará a contratação desses profissionais por meio de edital já publicado no Diário Oficial de Minas Gerais.

Em todo o Estado serão contratos 460 profissionais para atuarem em núcleos espalhados nas 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Em Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso, a previsão é de contratação de um psicólogo e um assistente social em cada município. Já em Ipatinga serão dois profissionais de cada área.

Seletiva e remuneração
O Processo Seletivo Simplificado será composto por duas etapas de caráter classificatório e eliminatório. A primeira contará com duas fases: análise do requisito de contratação e análise das informações curriculares. Já a segunda será de entrevista técnico/comportamental. Todas elas serão conduzidas por uma comissão composta por servidores da SEE/MG.

A carga horária de trabalho será de 30 horas semanais. E a remuneração fixada para cada contrato será igual ao vencimento básico do cargo efetivo Analista de Educação Básica - AEB, nível l A, correspondente a R$ 2.669,55. A contratação terá duração de até 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Inscrições
De acordo com o edital, o período de inscrição e envio da documentação será de 28 de janeiro a 3 de fevereiro. O cadastro deverá ser realizado, exclusivamente, pela internet, por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição disponível no site: https://www2.educacao.mg.gov.br/images/SEI_GOVMG_-_40955083_-_Edital.pdf

Os núcleos
Conforme a SEE-MG, nas unidades de atuação de psicologia e de serviço social serão desenvolvidas ações que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de prevenir e minimizar os problemas educacionais, além de orientar a equipe gestora na mediação de conflitos.

No núcleo, o trabalho do psicólogo será o de acompanhar o ambiente escolar e participar do processo pedagógico sem realizar uma atuação clínica. Já o assistente social deverá garantir orientações para a comunidade escolar quanto ao respeito e clareza dos direitos e deveres individuais e coletivos, com foco na melhoria das relações de ensino e aprendizagem.

Cada núcleo contará, no mínimo, com um psicólogo e um assistente social. O quantitativo de profissionais levará em consideração o número de escolas estaduais localizadas no município. As Superintendências Regionais de Ensino serão as responsáveis por organizar a implementação dessas unidades, de acordo com a necessidade de atendimento.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário