22 de janeiro, de 2022 | 07:00

Clube do Livro para Mulheres incentiva a leitura no Vale do Aço

Divulgação
As fundadoras do Clube do Livro para Mulheres, Brunna Érica e Brenda Duarte: leituras coletivas exclusivasAs fundadoras do Clube do Livro para Mulheres, Brunna Érica e Brenda Duarte: leituras coletivas exclusivas

Incentivar mulheres a se aventurarem no mundo da leitura e promover a cultura na região do Vale do Aço são os principais objetivos do Clube do Livro para Mulheres (CLM) fundado, em 2021, pela jornalista Brenda Duarte e pela engenheira química Brunna Érida - amigas que compartilham, entre muitas coisas, a paixão pelos livros.

A ideia da criação de um espaço para leituras coletivas, exclusivo para o público feminino, surgiu de uma conversa informal, que logo foi tomando forma e ganhando adeptas que se reúnem mensalmente para um bate-papo literário sobre a obra escolhida. “A intenção do Clube do Livro para Mulheres é, acima de tudo, resgatar o hábito da leitura e ratificar que as mulheres precisam de momentos culturais e de lazer, além do trabalho, do cuidado com os filhos e da vida em casa”, explica a cofundadora do CLM, Brunna Érida.

As leituras são escolhidas em votação pelas participantes em cada um dos encontros, a partir de uma lista de sugestões que passa pela curadoria das fundadoras. São escolhidos diferentes gêneros literários, variados assuntos e autores de diversas nacionalidades. Os livros sugeridos pelo grupo estão disponíveis em bibliotecas públicas da região e on-line, de forma gratuita.

Divulgação
Os encontros acontecem em diversos locais, como no Centro Cultural UsiminasOs encontros acontecem em diversos locais, como no Centro Cultural Usiminas

“Procuramos, sempre, sair da zona de conforto e propor obras que possam trazer uma mensagem diferente e fugir do trivial. O mais interessante é nos debruçarmos sobre livros não tão conhecidos ou resgatar leituras clássicas e perceber que, provavelmente, nunca teríamos começado a ler determinado livro, mas por intermédio do Clube, conseguimos quebrar essas barreiras literárias”, afirma Brenda Duarte, também cofundadora do Clube do Livro para Mulheres.

Podem participar do Clube, as mulheres e meninas a partir dos 14 anos de idade. Os encontros são realizados uma vez ao mês, em diferentes pontos do Vale do Aço, como o Parque Ipanema e o Centro Cultural Usiminas. As interessadas podem conhecer mais sobre o projeto e se inscrever pelo Instagram @clubedolivroparamulheres. Mais informações: (31) 99788-6628.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário