21 de janeiro, de 2022 | 13:15

Cartões de mercados: saiba quando valem a pena

No Brasil, é comum ir ao mercado e receber propostas para contratar um cartão de crédito do estabelecimento. Nesses momentos, há quem recuse sem prestar atenção às condições e também quem sempre aceite e, por isso, possua uma coleção de meios de pagamento.

De toda forma, é importante avaliar para saber qual é a decisão mais sensata a ser tomada. Afinal, os cartões de mercado possuem algum diferencial interessante?

Vantagens dos cartões de mercado

Primeiramente, é necessário entender por que os mercados oferecem cartões. Isso faz parte de um negócio no modelo private label, ou seja, a empresa paga uma bandeira para produzir um cartão com o nome do estabelecimento.

Em outras palavras, não existe uma bandeira Carrefour, Bretas, ou Extra, por exemplo. Na verdade, essas companhias possuem parceria com empresas de cartões, como Visa e Mastercard. Assim, os mercados solicitam que o meio de pagamento deles tenha condições específicas, que pode ser um prazo estendido.

Ter um cartão próprio ajuda o mercado a se aproximar do público. Dessa maneira, é oferecido ao consumidor mais uma maneira de pagar pelas compras, já que pode não ter o dinheiro suficiente naquele momento.

Na prática, os dois lados podem sair ganhando. O mercado conquista mais consumidores. Já os clientes têm várias vantagens, incluindo maior prazo de parcelamento e até para começar a pagar.

Além disso, muitas redes estão oferecendo descontos especiais apenas para quem tem o cartão. Como é possível ver neste Folheto do Atacadão, os produtos que saem mais baratos pelo Cartão Atacadão são sinalizados com desconto*. Segundo a rede, também há parcelamento exclusivo para esse público.

No caso do Extra, existe o Clube Extra, formado por quem tem o cartão da rede. A cada compra realizada nesse mercado, o consumidor ganha pontos que depois podem ser trocados por vale-compras, produtos e serviços.

Outra vantagem interessante dos cartões de mercado é que eles são fáceis de serem contratados - o que pode levar apenas alguns minutos. Isso se deve ao fato de não exigirem tanta comprovação de renda.

Quando os cartões de mercados valem a pena

Existem alguns aspectos que podem ser levados na hora de aderir a um cartão de mercado. O primeiro é a frequência que o consumidor vai ao estabelecimento. Afinal, para aproveitar as oportunidades é necessário fazer as compras em uma loja, caso contrário, será apenas mais um cartão parado.

Depois é necessário observar os juros cobrados pelas empresas de cartão. Isso porque, pode ser que em algum mês haja um atraso no pagamento, o que pode gerar problemas de cabeça se as taxas forem muito altas.

Além do mais, na hora de contratar qualquer serviço financeiro, é válido prestar atenção ao orçamento doméstico. Seja uma conta corrente ou um cartão de crédito, o produto deve ajudar no dia a dia, e não trazer dívidas.

Vale a pena observar o número de cartões que possui. Quanto mais o consumidor tiver, mais difícil será de fazer o controle financeiro. Sem contar que ele não é uma extensão da renda. Ou seja, se alguém ganha R$ 3 mil, não adianta gastar R$ 4 mil, ainda que tenha limite.

Como se percebe, quando usado com consciência e cuidado, o cartão do mercado pode ser um grande aliado. Afinal, ele garante maior prazo de pagamento, desconto em produtos e até acesso a serviços exclusivos. Por outro lado, a falta de atenção pode gerar problemas financeiros.
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