21 de janeiro, de 2022 | 07:00

25ª Mostra Tiradentes on-line debate o cinema em transição

Ao todo, são 169 filmes que podem ser acessados em qualquer lugar do Brasil e do mundo

Leo Lara-Universo Produção/Divulgação
Tradicionalmente, as sessões de cinema ao ar livre atraem grande público na Mostra de Tiradentes, que este ano acontece somente no formato on-lineTradicionalmente, as sessões de cinema ao ar livre atraem grande público na Mostra de Tiradentes, que este ano acontece somente no formato on-line

A 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes será aberta nesta sexta-feira (21), e vai até sábado da semana que vem (dia 29), agora totalmente no formato on-line pela plataforma virtual do festival (mostratiradentes.com.br), mantendo o mesmo propósito conceitual do evento e da programação, garantindo a segurança de funcionários, prestadores de serviço, convidados e espectadores em relação à pandemia de covid-19. Diante disso, ajustes foram feitos na grade, em horários, sessões e formas de acesso, para que ninguém perca a vasta quantidade de atrações do evento.

A programação abrangente e gratuita vai exibir 169 filmes de 21 estados brasileiros (AC, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MG, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RJ, RS, SC, SE, SP) em pré-estreias e mostras temáticas; com a participação de 119 convidados no centro do Seminário do Cinema Brasileiro, que promove 38 debates e rodas de conversa, oficinas, mostrinha de cinema, homenagem, performance audiovisual, lançamento de livros e exposição virtual.

Leo Lara-Universo Produção/Divulgação
Reproducão da exibição do filme Ostinato, em sessão virtual na edição de 2021Reproducão da exibição do filme Ostinato, em sessão virtual na edição de 2021

Sinal aberto

Os filmes estarão distribuídos nas seguintes mostras: Aurora, Olhos Livres, Temática, Homenagem, Autorias, Foco, Panorama, Foco Minas, Praça, Formação, À Meia-noite Levarei sua Alma, Sessão Debate, Jovem, Valores, 25 anos, Regional e Mostrinha. Para ampliar a experiência, vários dos filmes contarão com debates nos Encontros com os Filmes, tendo a presença de diretores, equipes de produção e críticos convidados.

Toda programação pode ser acessada, gratuitamente, pela plataforma digital da mostra. É preciso estar atento ao “sinal aberto” dos filmes, já que cada um deles ficará disponível por períodos limitados e específicos, seguindo os horários que estavam anteriormente previstos na versão presencial. A maior parte dos longas e curtas-metragens será disponibiliza por períodos de 24 horas. Cada filme tem uma página única na plataforma, na qual o espectador pode conferir a sinopse e o período do sinal aberto.

Os debates do Seminário do Cinema Brasileiro serão realizados diariamente, em horários diversos - às 10h, 12h e 15h, acontecem os Encontros com os Filmes, sempre com críticos convidados e realizadores discutindo os títulos liberados na noite anterior. Os filmes da Sessão Praça começam às 19h e terão bate-papos, diariamente, por volta de 21h. Debates conceituais completam a programação do seminário e são realizados às 17h.

As rodas de conversa, série de encontros que vão celebrar os 25 anos da Mostra, começam às 17h, nos dias 22 (sábado), 24 (segunda-feira), 27 (quinta-feira) e 29 (sábado). No dia 22 (sábado), às 11h, acontece o lançamento do livro “O Cinema Brasileiro em Resposta ao País (2016-2021)”, editado pela Universo Produção.

Abertura

A abertura da Mostra de Tiradentes acontece na noite desta sexta-feira (21), a partir das 20h, pela plataforma mostratiradentes.com.br com performance audiovisual apresentando a temática desta edição “Cinema em Transição”, com a homenagem ao cineasta Adirley Queirós, o debate inaugural com o homenageado e convidados e a pré-estreia de “Fragmentos de 2016 em dois episódios”, mais novo projeto de Adirley, codirigido por Cássio Oliveira.

Leo Lara-Universo Produção/Divulgação
Reprodução da exibição do filme Skull: A Máscara de Anhangá, em 2021: transição audiovisualReprodução da exibição do filme Skull: A Máscara de Anhangá, em 2021: transição audiovisual

Considerado o maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país, a Mostra de Cinema de Tiradentes chega à sua 25ª edição, de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato on-line. O evento apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais - uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque na história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário