EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

20 de janeiro, de 2022 | 12:55

PCMG comemora 2 anos de Plantão Digital nas delegacias

Divulgação Polícia Civil
Os depoimentos são colhidos em videoconferência em uma delegacia com o delegado plantonista à distânciaOs depoimentos são colhidos em videoconferência em uma delegacia com o delegado plantonista à distância

Nesta quinta-feira (20), comemora-se dois anos da implementação do Plantão Digital, que é um projeto da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), classificado pelo governo estadual como prioritário. Ele tem como objetivo agilizar os atendimentos de plantão nas unidades da PC, diminuir custos e otimizar a apuração de investigação de crimes.

O Plantão Digital já funciona em 53 unidades policiais, distribuídas em 48 municípios, que contemplam todas as regiões do estado, entre elas a 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, em Ipatinga. Em 2022, a PCMG prevê adotar o projeto em mais 26 unidades policiais.

O Plantão Digital consiste na utilização do sistema de videoconferência para que delegado e escrivão, à distância, adotem todas as medidas legais pertinentes às ocorrências policiais com pessoa conduzida em razão de flagrante delito ou por estar foragida da Justiça à Delegacia de Polícia, onde estão fisicamente presentes os investigadores.

O gerente da Iniciativa Estratégica do Plantão Digital, delegado Thiago Rocha, destaca que “essa metodologia permite que municípios que não contam com a Delegacia de Polícia em funcionamento 24 horas por dia nos 7 dias da semana, passem a atender as ocorrências policiais ininterruptamente apenas com a presença de investigadores fisicamente presentes nas delegacias dessas cidades”.

Com a adoção da ferramenta, o delegado ressalta que são evitados deslocamentos desnecessários, economizando tempo e recursos públicos. “Evita-se que a polícia preventiva ostensiva, testemunhas e vítimas tenham que se deslocar do município do crime para encerrar a ocorrência no município sede de Plantão Regionalizado. Esse deslocamento, muitas das vezes, deixa o município do crime desguarnecido de policiamento preventivo ostensivo, expondo à alta vulnerabilidade a segurança e a paz social. Entretanto, com o Plantão Digital, impede essa vulnerabilidade, pois permite que a ocorrência policial seja atendida na Delegacia de Polícia da circunscrição territorial do crime”, ressaltou Thiago.

O delegado ainda destaca que a implementação do projeto reflete na gestão de recursos humanos. Os delegados e escrivães antes escalados para regime de plantão passam a atuar em regime de expediente, sem prejudicar o atendimento oferecido pelas unidades plantonistas. “Esse redirecionamento permite que a Polícia Civil cumpra com maior êxito sua missão: realizar a investigação criminal de forma eficiente e eficaz impactando na redução da criminalidade, integrando a gestão coletiva da segurança pública e justiça criminal”.

Outros benefícios com o Plantão Digital
Entre os benefícios elencados pela Polícia Civil com a adoção do Plantão Digital, está a diminuição do tempo entre o encerramento da ocorrência até a conclusão do procedimento investigativo instaurado, permitindo que a polícia preventiva ostensiva (Polícia Militar ou Polícia Rodoviária Federal) retorne mais rapidamente ao patrulhamento e atendimento de outras ocorrências.


Além disso, se previne risco de acidentes durante deslocamentos em rodovias, diminui o desgaste psicofísico de policiais, testemunha e vítimas nestes longos deslocamentos dos municípios dos fatos até a Delegacia de Plantão, e economia com combustível e manutenção de viaturas.

Início do projeto
O projeto-piloto teve início em janeiro de 2020, em caráter experimental na Delegacia Regional de Polícia Civil em Nova Lima e na Deplan III do Barreiro, em Belo Horizonte. O Plantão Digital foi regulamentado pela Resolução nº 8.133, em 25 de março de 2020.

A Central Estadual do Plantão Digital foi inaugurada em dezembro do ano passado, a unidade está instalada no Prédio Alterosas, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. A Central reúne, em um primeiro momento, os plantões para atendimento de ocorrências policiais com indivíduo conduzido das delegacias de plantão em Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Nova Lima, Sabará e Santa Luzia, além do Departamento Estadual de Investigação de Crimes de Trânsito.

Municípios que já possuem o Plantão Digital
Além de Ipatinga, possuem o Plantão Digital: Nova Lima, Manhuaçu, Caratinga, Lavras, Varginha, Divinópolis, Itaúna, Governador Valadares, Guanhães, Sabará, Santa Luzia, Pirapora, Curvelo, Diamantina, Capelinha, São João Del Rei, Barbacena, Formiga, Bom Despacho, Pará de Minas, Nova Serrana, Taiobeiras, Janaúba, Campo Belo, Três Corações, Januária, Nanuque, Almenara, Pedra Azul, Teófilo Otoni, Ouro Preto, Vespasiano, Passos, Piumhi, Alfenas, Carmo do Rio Claro, Ituiutaba, Frutal, Belo Horizonte (cinco Deplans), Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Ponte Nova, Guaxupé, São Sebastião do Paraíso, João Monlevade e Itabira.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário