20 de janeiro, de 2022 | 14:25

Moradores são notificados por corte irregular e queda de terra na avenida Acesita

Divulgação
Há possibilidade de novos deslizamentos de terra colocando em risco a vida de quem trafega pela avenidaHá possibilidade de novos deslizamentos de terra colocando em risco a vida de quem trafega pela avenida

As últimas chuvas que caíram em Timóteo provocaram alguns problemas de estabilidade do solo de difícil solução, com risco de interdições de vias públicas seja por desmoronamento ou deslizamento de taludes.

A avenida Acesita, próximo ao antigo posto Tito, no bairro Olaria, é um exemplo disso. Um corte no talude ocasionou a queda de barreira e a invasão da pista por lama e poeira. A queda de placas, mesmo nos períodos de seca, tem sido constante no local em razão da retirada da terra sem qualquer estudo preliminar, autorização ou licenciamento ambiental para a execução do corte. Devido à fragilidade do solo, predominantemente siltoso, intercalando camadas de areia, argila e piçarras, há possibilidade de novos deslizamentos de terra colocando em risco a vida de quem trafega pela avenida.

Diante desse cenário, a Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente informa que notificou os proprietários do terreno, determinando a correção do talude com a retirada da crista do maciço que corre risco iminente de queda. Eles também foram orientados a construir um sistema de drenagem pluvial com canaletas e, após esse serviço, fazer a retirada da terra solta que invadiu parte da pista de rolamento. Os proprietários foram orientados ainda a construir uma caixa seca de aproximadamente três metros de largura por um metro de profundidade para a contenção da areia e lama. Sem essa providência, toda vez que chover a terra vai descer até a avenida Acesita, ressalta a Subsecretaria.

Na notificação foi estabelecida uma multa de 2.000 UPFMT’s (Unidades Padrão Fiscal do Município de Timóteo) para cada um dos proprietários e a obrigação de eles indicarem um engenheiro para elaborar e apresentar um Plano Emergencial de Mitigação de Riscos com o correspondente cronograma das atividades.

A Subsecretaria de Meio Ambiente de Timóteo esclareceu que a responsabilidade de minimizar os danos e promover a retirada de riscos são dos proprietários do imóvel, independentemente de serem eles os culpados pelo impacto ou de serem os geradores do risco.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

João Macedo

21 de janeiro, 2022 | 00:16

“Diga se Roner que tava lá tirando terra e fazendo bagunça. E os morcegos da fiscalização só vendo.”

Jose

20 de janeiro, 2022 | 18:55

“? um faz me rir danado, no alegre, por causa de uma construção irregular, a prefeitura gastou rios de dinheiro, o cara que provocou a queda continuou sua construção normalmente”

Envie seu Comentário