18 de janeiro, de 2022 | 13:35

Como é feito o tratamento com Ibogaína?

A maioria das pessoas que passa pela doença do vício de drogas precisa de ajuda médica para se curar, afinal, assim como qualquer outro problema de saúde, esse precisa ser tratado por especialistas com técnicas eficazes no combate ao consumo de substâncias químicas entorpecentes.

Hoje, falaremos sobre o tratamento com ibogaína. O que ele é, quais seus efeitos e qual sua eficácia na desintoxicação de usuários de drogas.

O que é o tratamento com Ibogaína?

O tratamento com ibogaína é uma tendência atual nas clínicas de recuperação e sua aplicação é popular, mas, devemos ressaltar algumas informações sobre o uso dessa substância.

A ibogaína é um componente oriundo de uma planta africana que tem a aparência de um arbusto, cujo nome é Iboga. Essa planta é muito encontrada nos países centrais da África como Congo e Angola.

Abaixo, falaremos mais detalhadamente sobre esse produto que tem sido muito usado na guerra contra o vício em drogas pelas pessoas.

O tratamento com ibogaína funciona?

Hoje, uma pessoa que está internada em uma clínica de ibogaína, recebe esse tratamento logo no início do processo de cura, já que a sua qualidade é atestada pela ciência quando falamos de desintoxicação.

Por meio de uma pesquisa realizada na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), conduzida por 4 profissionais de área diferentes, sendo um médico, um neurocientista, uma psicóloga e um psiquiatra, foi atestado que a ibogaína pode fazer a interrupção do vício em cocaína, crack e outras drogas pesadas em até 72% de eficiência.

Para que serve a ibogaína?

Toda clínica de recuperação que utiliza a ibogaína em seus tratamentos, deve contar com um corpo clínico para acompanhar diariamente o quadro de saúde dos adictos que serão submetidos à aplicação dessa substância.
E, alguns médicos indicam a ibogaína para reduzir sintomas de abstinência e dependência de drogas como heroína, por exemplo, que são consideradas muito fortes.
Existe também um histórico do uso de ibogaína na redução da fadiga, da febre, da dor de cabeça, da impotência sexual e até mesmo da incurável AIDS.

Como é feito o tratamento com ibogaína?

Sempre acompanhado por médicos, o paciente é submetido ao uso de ibogaína como um remédio para ajudar na desintoxicação dos usuários de drogas, geralmente administrado na forma de um chá que os dependentes devem tomar.

O objetivo é a redução da fissura que faz com que os usuários não consigam se controlar quando pensam em usar drogas.

O tratamento segue dessa forma, intercalando com outro medicamento caso o dependente necessite, mas a forma de ingerir é oral, por meio de chás e sempre acompanhado por médicos especialistas na área de saúde mental.

Quais dependências usam o tratamento?

A ibogaína é muito usada contra substâncias alcalóides, ou seja, as que causam alucinações nos usuários como cocaína, crack, morfina, mescalina, entre outros que estão nessa categoria considerada muito prejudicial à saúde.

Há relatos de que essa substância pode ser usada no combate ao uso de maconha, mas, nada comprovado ainda nessa área, visto que essa droga é mais natural e causa menos efeitos alucinógenos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não aprovou seu uso no Brasil, mas as pesquisas apontam a eficácia em até 70% nos resultados.

Fica, então, a critério de quem precisa realmente do tratamento, já que, é difícil imaginar que alguma pessoa seja internada em uma clínica de recuperação, sem ter um resultado comprovado de cura.
Outro método de cura para dependência química

E, além disso, esse tratamento com ibogaína é usado somente na fase de desintoxicação de uma clínica de recuperação e, os dependentes químicos ainda passam por duas outras fases que são ainda mais importantes para que não voltem a consumir drogas ao sair desses ambientes especializados: a conscientização e a ressocialização.

Após afastar as pessoas do vício em drogas, é dado início ao tratamento psicoterápico que vai tratar das questões que levam as pessoas ao vício, passando por problemas financeiros, familiares, sempre buscando entender como chegaram a isso.

E, o mais importante é o tratamento psicológico, onde profissionais vão indicar às pessoas as rotinas saudáveis que elas devem aderir para que não voltem mais a consumir nenhum tipo de substância química entorpecente.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário