17 de janeiro, de 2022 | 16:00

Empreendedor pioneiro morre aos 81 anos em Ipatinga

Álbum pessoal
Hely Evangelista nasceu em Joanésia e chegou a Ipatinga no ano de 1955Hely Evangelista nasceu em Joanésia e chegou a Ipatinga no ano de 1955

Em meio à comoção, foi sepultado na tarde de domingo (16), no Cemitério Parque Senhora da Paz, em Ipatinga, o corpo do empresário aposentado Hely Evangelista, de 81 anos. Com a saúde debilitada pela idade avançada, Hely morreu sábado (15) em sua residência, no bairro Cariru.

Hely foi casado Com Evany Vieira de Azevedo e depois com Claudia Assunção. Ele teve cinco filhos: Helivane (em memória), Vanely, Heliane, Silvana e Hely Júnior (Helyzinho).

Entre outras histórias da qual foi protagonista, Hely e seu pai, Sóstemes Sinval de Araújo (Seu Nenego), foram responsáveis pela montagem da “Serraria Sagrada Família”, na região onde hoje é o bairro Caçula, considerada a primeira indústria instalada em Ipatinga, conforme consta no livro Ipatinga Cidade Jardim, de José Augusto de Moraes.

Em 1957, a serraria foi transferida para o Centro e passou a executar o aproveitamento das madeiras na área atual da Usiminas. Com a construção da Usiminas, a serraria passou a fornecer madeiras para a empresa.

Na metade da década de 1960, Hely passou a trabalhar como empreiteiro de carvão da Acesita. Na década de 1970 comprou uma viação de ônibus, que fazia a linha Ipatinga/Mesquita/Joanésia/Braúnas. Depois, em 1981 adquiriu uma unidade do Posto Texaco e em seguida um posto com a bandeira Esso.

O filho, Helyzinho, enfatiza que o pai, entre outros legados, deixou o ensinamento do valor da amizade, o respeito pelas pessoas e ser muito autêntico. “Doesse a quem doesse, ele sempre foi de falar as coisas de forma clara, positiva. Falava o que tinha de falar e não se preocupava”, enfatizou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário