18 de janeiro, de 2022 | 07:00

Farroupilha recebe inscrições para oficinas de artes cênicas

Rodrigo Zeferino/Divulgação
Manifestações que envolvem processos criativos e o fortalecimento da autoconfiança e da autoestima dos alunosManifestações que envolvem processos criativos e o fortalecimento da autoconfiança e da autoestima dos alunos

O Grupo Farroupilha tem inscrições abertas, até 24 de janeiro, para oficinas de acrobacias e de teatro na temporada 2022. As aulas serão iniciadas no dia 25, sempre das 19 às 21h, na sede do Farroupilha, na avenida Londrina, nº 180, bairro Veneza II, em Ipatinga.

O calendário prevê: às terças-feiras, oficina de acrobacia aérea para a infância; às quartas-feiras, teatro para a infância (de 7 a 13 anos); às quintas-feiras, acrobacias aéreas para adultos e, às sextas, Teatro do Oprimido, também destinado ao público adulto. Todos os cursos são gratuitos e integram o projeto “Farroupilha no Itinerário do Rio Doce”, patrocinado pela Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com apoio do Instituto Usiminas.

Leo Coessens/Divulgação
Projeto marca o retorno das atividades de formação destinadas a todas as faixas etáriasProjeto marca o retorno das atividades de formação destinadas a todas as faixas etárias

Conforme a produção, dentre os objetivos das oficinas estão a democratização do acesso à formação em artes cênicas, a valorização dessas manifestações que envolvem processos criativos e o fortalecimento da autoconfiança e da autoestima dos alunos, por meio da superação corporal e do contato lúdico com as atividades relacionadas ao circo e ao teatro. Outro propósito das aulas destacado pelo Grupo Farroupilha é proporcionar a vivência do picadeiro e do teatro aos alunos, buscando trabalhar para além da arte do riso e, principalmente, a consciência em relação a temas como os direitos humanos.

Teatro do Oprimido

“A oficina de teatro consiste na prática de jogos, exercícios e técnicas da metodologia sistematizada por Augusto Boal, como instrumento de luta alinhado aos direitos humanos, contrário ao etnocídio, ao racismo, ao machismo, à lgbtfobia, ao capacitismo, à xenofobia, ao retrocesso de direitos, à retirada de terras indígenas, ao genocídio da população negra e muitas outras pautas urgentes”, afirma o grupo.


Divulgação
Vivência do teatro busca trabalhar, para além da arte do riso, a consciência em relação a temas contemporâneosVivência do teatro busca trabalhar, para além da arte do riso, a consciência em relação a temas contemporâneos

Também de acordo com o Farroupilha, “o Teatro da/o Oprimida/o é uma metodologia teatral desenvolvida ao longo das décadas de 1970 e 1980, em todo o mundo, com foco em projetos pedagógicos voltados ao desenvolvimento do pensamento crítico, tomadas de consciências e empoderamento de sujeitos(as) para a transformação da realidade, que tende a impor limitações e mecanizar o sistema hetero-cis-racista-patriarcal”.

“Em um dos módulos da oficina de teatro, serão desenvolvidas construções cênicas e performativas a partir de perspectivas individuais compartilhadas em grupo resultando na manifestação de experiências afetadas pelo corpo como intento de ações práticas da vida cotidiana. Vamos construir narrativas sobre os tempos atuais, tendo como suporte a arte potencial para atravessar gerações, bem mais que o que se conta pela oralidade”, reflete a arte-educadora e atriz Claudiane Dias, que ministrará a oficina de teatro, enquanto o ator Didi Peres será responsável pelas aulas de acrobacias aéreas. Mais informações e inscrições pelo telefone: (31) 98829-9591.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário