EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

16 de janeiro, de 2022 | 09:00

Cartórios de Minas registraram 21 mortes de crianças por causa da covid desde o início da pandemia

Alex Ferreira/Arquivo DA
Minas Gerais é o quarto estado do Brasil a registrar mais mortes de crianças por covidMinas Gerais é o quarto estado do Brasil a registrar mais mortes de crianças por covid

Em Minas Gerais, as crianças entre cinco e 11 anos totalizaram 21 falecimentos por causa das complicações da covid-19 desde o início da pandemia. Este foi o número de óbitos para esta faixa etária registrados oficialmente pelos Cartórios de Registro Civil de Minas Gerais no período de março de 2020 à primeira semana de janeiro de 2022.

Os dados foram divulgados neste fim de semana, momento em que começou a vacinação infantil em Minas e no restante do país. O início da imunização ocorre quase um mês depois da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso da Pfizer no público infantil, em 16 de dezembro de 2021. O início da vacinação atrasou porque o governo federal decidiu fazer uma consulta pública sobre o tema, o que não ocorreu na imunização de outras faixas etárias. As discussões só terminaram no dia 5 de janeiro, e as doses da Pfizer infantil começaram a chegar ao Brasil na última quinta-feira (13).

O levantamento dos cartórios mostra ainda que as crianças mais afetadas pela doença foram aquelas de seis e onze anos, ambas com quatro mortes registradas, seguida pelas que tinham sete, oito e dez anos, com três registros respectivamente. Crianças de cinco anos totalizaram dois óbitos, e as de nove anos, dois mortes.

Os dados contabilizados fazem parte do Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados que reúne as informações de nascimentos, casamentos e óbitos registrados pelos 7.663 Cartórios brasileiros -, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), e que retrata ainda que esta faixa etária registrou quatro mortes em razão de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), quatro por causas indeterminadas e dez por morte súbita.

Mais mortes em 2021
O ano de 2021 foi aquele que registrou o maior número de mortes cuja causa mortis consta como covid-19 (12), enquanto que em 2020 foram nove. Na primeira semana de janeiro de 2022 não foram contabilizados óbitos por covid-19 de crianças entre 5 e 11 anos, embora os Cartórios de Registro Civil tenham o prazo legal de até dez dias para enviar os dados ao Portal da Transparência do Registro Civil.

“Observa-se, nos números compilados, que dentre as causas das mortes infantis por covid-19, na faixa etária de cinco a 11 anos, o Estado de Minas Gerais ocupa a quarta posição no ranking nacional de índice de óbitos. Embora o Estado tenha adotado medidas restritivas desde o início da pandemia, percebe-se ainda a necessidade de se manter as prevenções, entre elas podemos destacar neste momento a estratégia para garantir a imunização de forma ágil e segura da menor faixa etária possível”, destaca Genilson Gomes, presidente do Recivil.

Causas
Contabilizando-se todas as mortes por causas naturais em Minas Gerais, a faixa etária entre cinco e 11 anos registrou 519 óbitos, sendo 255 em 2020 e 260 em 2021 – com apenas quatro lançamentos de óbitos na primeira semana de janeiro de 2022. Dentre as causas de mortis segmentadas pelo Portal, Septicemia foi a causa de 73 mortes, insuficiência respiratória (58), pneumonia (47), AVC (33), e covid-19 (21). Importante constatar que os Demais Óbitos, que reúnem várias doenças não segmentadas no Portal, totalizaram 247 mortes.

Já no Brasil, as crianças entre cinco e 11 anos totalizaram 324 falecimentos por covid-19 desde o início da pandemia. Entre os estados brasileiros, São Paulo, o mais populoso, respondeu percentualmente por 22,8% dos óbitos de crianças nesta faixa etária, seguido por Bahia (9,3%), Ceará (6,8%), Minas Gerais (6,5%), Paraná (6,2%), Rio de Janeiro (5,9%) e Rio Grande do Sul (4%). Amapá, Mato Grosso e Tocantins foram as unidades que registraram o menor número de óbitos na faixa etária. (Com informações da Ascom do Recivil)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário