Expo Usipa 2024 02 - 728x90

14 de janeiro, de 2022 | 13:50

Indígena de oito anos é primeira criança vacinada contra a covid no Brasil

Governo do Estado de São Paulo
Davi Seremramiwe Xavante recebeu a primeira dose da Pfizer em São PauloDavi Seremramiwe Xavante recebeu a primeira dose da Pfizer em São Paulo

Quase um mês após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar a vacinação infantil contra a covid-19, a primeira criança brasileira foi vacinada na tarde desta sexta-feira (14), em São Paulo. A dose da Pfizer foi aplicada no indígena Davi Seremramiwe Xavante, de 8 anos, em evento simbólico realizado pelo governo do Estado de São Paulo. A imunização em crianças de 5 a 11 anos, nos postos de saúde, começa oficialmente na próxima segunda-feira (17).

Nascido em uma tribo Xavante no estado do Mato Grosso, Davi tem uma condição de saúde que afeta as pernas e o obriga a andar com ajuda de uma órtese. Durante nove meses, ele e o pai, o cacique Jurandir Siridiwe, fizeram viagens periódicas à capital paulista para que Davi fosse tratado no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas.

Desde o início do ano passado, Davi passou a morar com uma tutora na cidade de Piracicaba, na região de Campinas. Ela o acompanha nas consultas rotineiras que garoto faz no HC com médicos das áreas de reabilitação e neurologia.

O caso do garoto xavante está sendo estudado por especialistas do Instituto da Criança, que procuram identificar as razões da parda parcial dos movimentos de Davi. Como há outras crianças da mesma tribo com sintomas similares aos de Davi, os cientistas da USP estão conduzindo um estudo genético completo para apontar possíveis causas do problema.

Prioridade
Assim como ocorreu ano passado, com os adultos, a imunização infantil seguirá a ordem de grupos prioritários, começando com crianças com comorbidade ou deficiência, indígenas e quilombolas. Em Minas Gerais, a estimativa é que haja um total de 1,8 milhão de crianças em Minas Gerais n faixa etária entre 5 e 11 anos.

Segurança
A Anvisa apontou que pesquisas comprovaram a eficácia da vacina neste grupo etário. Atualmente, ao menos 39 países da Europa e 14 da América Latina já autorizaram ou iniciaram a vacinação contra a covid-19 em menores de 12 anos.

Pesquisam demonstram ainda que a administração do imunizante em crianças apresenta uma eficácia de 90,7% para a prevenção da covid-19 em pelo menos sete dias após a segunda dose. E não foram observados eventos adversos graves associados à vacinação.

Para as crianças as doses do imunizante são diferenciadas, o frasco é na cor laranja, com dose de 0,2ml, contendo 10 mcg da vacina covid-19.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário