EXPO USIPA 2025 - 728X90

12 de janeiro, de 2022 | 12:39

Desalojados em Coronel Fabriciano começam a voltar para casa

Divulgação
Pessoas cujas residências estão seguras são liberadas dos abrigos da prefeituraPessoas cujas residências estão seguras são liberadas dos abrigos da prefeitura

Nesta quarta-feira (12), algumas famílias desalojadas e que estavam nos abrigos da Prefeitura de Coronel Fabriciano já começam a voltar para casa. O governo municipal explica que os níveis do rio Piracicaba e ribeirão Caladão têm baixado, mas que vem trabalhando com prudência, liberando apenas as pessoas cujas residências estão seguras.

Técnicos da Defesa Civil e da Secretaria de Governança de Obras realizam a vistoria dos imóveis afetados nesta quarta-feira. O objetivo é avaliar danos e se há condições para retorno das famílias. O trabalho iniciou pelo bairro Manoel Domingos.

A Assistência Social tem distribuído kits de materiais de limpeza, higiene pessoal e água potável para as famílias liberadas. Já a Secretaria de Governança de Obras segue com o reforço na limpeza das vias e faz a coleta de móveis, eletrodomésticos, colchões e materiais perdidos na enchente nestes locais.

Em Fabriciano, 184 famílias (num total de 534 pessoas) foram diretamente afetadas pelas fortes chuvas dos últimos dias. A administração pública decretou situação de emergência (Decreto Municipal 7.811/2022) na última segunda-feira (10), com objetivo de dar celeridade, eficiência e ampliar a assistência às vítimas das chuvas.

Força-tarefa
A administração de Coronel Fabriciano segue com uma força-tarefa e equipes da Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos já trabalham na limpeza dos trechos mais críticos, já mapeados. Nesta quarta-feira, os serviços são concentrados nas avenidas Nico Roque (JK) e México (São Vicente). Estão em conclusão a limpeza das ruas Padre Américo, Profetas, av. Tancredo Neves (Caladinho) e bairro Santa Terezinha. Equipe de Parque e Jardins também segue com corte de árvores e recolhimento de galhadas.

Nível do Piracicaba
Conforme dados emitidos pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o nível do rio Piracicaba em Fabriciano ainda se encontra em cota de inundação. A última medição feita na manhã de quarta-feira, por volta das 9h30, foi de 7,11 metros. A previsão é que caso não haja um grande volume de chuva, a tendência é de queda do nível no decorrer do dia. O governo continua em alerta e reforça para que as famílias ribeirinhas sigam as orientações.

Serviço
Em caso de ocorrências envolvendo alagamentos ou deslizamentos, o cidadão deve acionar o Corpo de Bombeiros, 193; Defesa Civil, 3406-7352; Polícia Militar, 190.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário