11 de janeiro, de 2022 | 12:44

Quase 500 pessoas estão desalojadas em Coronel Fabriciano

Divulgação
Chuva intensa deixou 157 famílias desalojadas na cidadeChuva intensa deixou 157 famílias desalojadas na cidade

O número de famílias desalojadas por causa das chuvas dos últimos dias já soma 157 em Coronel Fabriciano, num total de 481 pessoas, informa o governo local. No município, foram montados três pontos de apoio e acolhimento: E.M. Boa Vista (antiga E. E. Dr. Querubino), no Santa Helena; Igreja N. Sra. da Penha, no Manoel Domingos e E. M. Nicanor Ataíde, no Mangueiras.

Nos pontos de apoio, a administração pública oferece serviços de orientação, alimentação, local para higiene pessoal, guarda de pertences e abrigo, para quem necessitar. As equipes da Assistência Social continuam nas ruas trabalhando no cadastro das famílias afetadas e no levantamento necessidades mais emergenciais, ressalta o Executivo.

A tendência para as próximas horas é começar a baixar os níveis do rio Piracicaba e do córrego Caladão. No entanto, a Defesa Civil alerta que a vazão ainda permanece alta em decorrências das chuvas na cabeceira do Piracicaba. Conforme nota emitida pela Usina de Sá Carvalho, na madrugada desta terça-feira (11), o Piracicaba atingiu 9,20 metros – a cota de inundação é de 6,20 metros. A previsão é de chuva moderada para hoje.

Com a estiagem, a administração de Coronel Fabriciano ressalta que já iniciou uma “força-tarefa” e cinco equipes da Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos já trabalham na limpeza dos trechos mais críticos e desobstrução de vias. São priorizadas as avenidas e vias de ligação entre os bairros e áreas com registros de desmoronamentos e alagamentos às margens do rio Piracicaba e seus afluentes, como o ribeirão Caladão.

Na manhã desta segunda-feira (10), o prefeito Marcos Vinicius (PSDB) decretou situação de emergência (Decreto Municipal 7.811/2022), com objetivo de dar celeridade, eficiência e ampliar a assistência às vítimas das chuvas.

Interdição
Seguem interditadas as avenidas JK, no Mangueiras/Amaro Lanari (trecho de alagamento) e Nico Roque, no JK e trecho da Padre Américo, no Caladão, em decorrência de deslizamentos de terra. Duas equipes da Defesa Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, continuam nas ruas com o trabalho de vistorias, avaliação de danos, orientação e retirada das famílias, caso necessário.

Serviço
Em caso de ocorrências envolvendo alagamentos ou deslizamentos, o cidadão deve acionar o Corpo de Bombeiros, 193; Defesa Civil, 3406-7352; Polícia Militar, 190.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário