10 de janeiro, de 2022 | 16:42

Timóteo define plano de ação para reforçar atendimento de pacientes com síndrome gripal

Tiago Araújo
A UPA 24h Geraldo dos Reis Ribeiro vai reforçar a equipe de médicos e enfermeirosA UPA 24h Geraldo dos Reis Ribeiro vai reforçar a equipe de médicos e enfermeiros

Diante do significativo aumento do número de pacientes sintomáticos respiratórios em nível regional nos últimos dias, com casos relacionados à covid-19 e influenza, a Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo informa que definiu um plano de ação para reforçar o atendimento durante o período de surto de síndrome gripal.
De acordo com o plano, a UPA 24h Geraldo dos Reis Ribeiro e o Hospital e Maternidade Vital Brazil (HMVB) reforçarão as respectivas equipes de enfermagem e profissionais médicos durante os períodos de pico.

As Unidades Básicas de Saúde também serão reforçadas com equipes de enfermagem e médicos e está programada, a partir de quarta-feira (12), a abertura do Centro de Referência de Sintomáticos Respiratórios na UBS Cornélia de Assis Ferreira - Centro Sul (andar térreo), cujos atendimentos serão somente para pacientes que apresentarem sintomas de gripe. Os demais casos serão direcionados para Unidade do bairro Ana Rita.

Também a partir de quarta-feira, terá início o funcionamento de duas bases de apoio regionais nas ESF’s do Cachoeira do Vale e do Recanto Verde. O horário de atendimento nestas unidades será das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Os atendimentos no Centro de Referência e nas ESF´s bases de apoio são para pacientes que apresentem sintomas gripais leves. Nos casos de sintomas graves como falta de ar e febre alta persistente, o paciente deverá procurar o HMVB e a UPA24h.

Aliado a isso, o município vai intensificar as campanhas de vacinação contra a covid-19 e influenza para alcançar um maior número de pessoas. A vacinação que anteriormente estava prevista para acontecer na Unidade da Sede (Centro Sul) passa a ocorrer na Unidade do Ana Rita. A Secretaria de Saúde alerta a população a continuar adotando as medidas preventivas como o distanciamento social, o uso correto de máscara cobrindo o nariz e a boca, higienização das mãos com a água e sabão e a sanitização com álcool 70%.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário