11 de janeiro, de 2022 | 08:00

Livro de fotos O Grande Vizinho é lançado na Estação Memória

Reprodução
Na série de fotografias produzidas entre 2016 e 2018, a proximidade entre o ambiente urbano e a indústria impressionamNa série de fotografias produzidas entre 2016 e 2018, a proximidade entre o ambiente urbano e a indústria impressionam

O fotógrafo Rodrigo Zeferino lança, nesta terça-feira (11), às 15h, na Estação Memória, o fotolivro “O Grande Vizinho” (Ed. Tempo d’Imagem, 2020), "uma abordagem visual sobre a paisagem peculiar da cidade de Ipatinga, centro econômico-industrial do Vale do Aço mineiro", segundo define o premiado artista ipatinguense.

Rodrigo explica que as fotografias são uma interpretação sobre a relação dos habitantes de Ipatinga com a Usiminas, que ele chama de "a grande máquina". "Fundada em 1964, Ipatinga surgiu para abrigar uma gigantesca usina siderúrgica, a Usiminas. A planta situa-se no centro geográfico da cidade e a proximidade entre o ambiente urbano e a indústria impressionam. No skyline ipatinguense, prédios e casas mimetizam com chaminés, torres e altos-fornos, evocando cenários de ficção científica que inspiram o meu trabalho", descreve.

O ensaio completo, construído entre os anos de 2016 e 2018, mistura a linguagem de fotografia documental com uma perspectiva artística, e tem um total de 80 imagens, 33 das quais estão presentes na publicação. O projeto foi executado em duas fases distintas. Na primeira, as imagens foram feitas no entorno da usina, sempre durante a noite, tendo a cidade em primeiro plano e as estruturas da siderúrgica ao fundo. A segunda fase traz uma interpretação das áreas internas da planta.

Reprodução
Prédios e casas mimetizam com chaminés, torres e altos-fornos, evocando cenários de ficção científica que inspiram o artistaPrédios e casas mimetizam com chaminés, torres e altos-fornos, evocando cenários de ficção científica que inspiram o artista

O trabalho já havia recebido o Prêmio FCW de Arte, oferecido pela Fundação Conrado Wessel, de São Paulo - um dos mais importantes da fotografia brasileira - e foi, novamente, laureado em 2019, dessa vez com o Prêmio Foto em Pauta, oferecido pelo Festival de Fotografia de Tiradentes em parceria com a Ipsis Gráfica e a editora Tempo d’Imagem.

A premiação viabiliza a publicação de ensaios fotográficos em fotolivro. Com os recursos do prêmio, o livro
foi publicado em 2020 e seu lançamento seria realizado na 10ª edição do festival. Contudo, devido à implementação de protocolos de segurança para contar a pandemia de covid-19, os lançamentos da publicação aconteceram em formato virtual. "Agora, chega este momento oportuno do lançamento presencial, que acontece simultaneamente à exposição de meus ensaios selecionados via edital para a Exposição Tradição e Contemporaneidade", comemora
Rodrigo Zeferino.

Serviço

Arredores do Aço e Aqui de perto você me vê melhor ficam em cartaz na Exposição Tradição e
Contemporaneidade até o dia 20, na Estação Memória Zeza Souto, de 8h às 18h. É obrigatório o uso de máscara na área da mostra. Entrada franca.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário