09 de janeiro, de 2022 | 10:30

Nível do Piracicaba sobe e já inunda alguns bairros no Vale do Aço

Assessoria de Comunicação PMCF
Moradores olham alagamento no bairro Dom Helvécio (Prainha) em FabricianoMoradores olham alagamento no bairro Dom Helvécio (Prainha) em Fabriciano


Com as fortes chuvas que cai em todo o estado de Minas Gerais nos últimos dias, o nível do rio Piracicaba vem subindo rapidamente e colocou os municípios do Vale do Aço em alerta. Em Timóteo, Coronel Fabriciano e Antônio Dias as equipes da Defesa Civil alertam os moradores das áreas ribeirinhas a deixarem suas casas temporariamente e se deslocarem para locais seguros.
Atualizado às 11h30

Segundo Comunicado da Defesa Cívil de Timóteo, o nível do Piracicaba no município pode atingir 6,80 cm neste domingo (9), aumentando as áreas de inundação e enchentes. As equipes da Defesa Civil e da Administração Municipal estão mobilizadas e já iniciaram a retirada das famílias da rua João Pedreiro, no distrito de Cachoeira do Vale, onde há alagamento. Os moradores serão removidos para a casa de parentes e para o ponto de apoio na Escola Estadual José Ferreira Maia.

A Defesa Civil de Timóteo também informou o deslocamento de caminhões para ajudar as famílias e profissionais da Secretaria de Assistência Social já estão a postos fazendo o cadastro das famílias. Também foram acionados a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros para ajudar no socorro aos moradores.

Em Coronel Fabriciano, a Administração Municipal informa que o bairro Dom Helvécio, também conhecido como Prainha já se encontra alagado. Durante a madrugada deste domingo (9), o Corpo de Bombeiros, juntamente com a Polícia Militar e equipe da Defesa Civil fizeram um alerta aos moradores nos bairros Manoel Domingos, Dom Helvécio (Prainha) e Amaro Lanari. Os moradores de áreas ribeirinhas foram orientados a procurarem um lugar seguro, na casa de parentes e ficarem atentos ao nível do rio.

O Executivo Fabricianense disponibilizou a Escola Municipal Boa Vista (antiga escola estadual Doutor Querubino, localizada na rua Ephren Macedo, 616, no bairro Professores como ponto de abrigo para pessoas que estejam desalojadas. No local também será servido refeições e será guarda de pertences e abrigo temporário para quem precisar.

Em Antônio Dias a equipe da Defesa Civil também realizou monitoramentos e visitas, neste sábado (8), orientando a população em pontos de risco. A Administração Municipal está em alerta e durante a madrugada deste domingo (9), famílias de áreas de risco foram retiradas do bairro Arraial Velho, onde a água já inundava a rua principal.

O executivo também está em contato com a gestão da Usina Hidrelétrica de Guilman Amorin, para atualizações sobre o nível de vazão da barragem que até, este sábado registrava 420 metros cúbicos por segundo.


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário