08 de janeiro, de 2022 | 09:00

Termina na próxima semana o prazo da matrícula para estudar na rede pública

Tiago Araújo
O Cadastro Escolar 2022, por meio do Sucem, foi destinado aos alunos que vão ingressar na rede pública de ensino ou que precisam mudar de escola e não renovaram a sua matrículaO Cadastro Escolar 2022, por meio do Sucem, foi destinado aos alunos que vão ingressar na rede pública de ensino ou que precisam mudar de escola e não renovaram a sua matrícula

Até o dia 14 deste mês estará aberto o período de matrícula dos alunos que realizaram o cadastramento escolar no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) para estudar na rede pública de Minas Gerais em 2022. Para garantir a vaga é necessário comparecer à escola para a qual o estudante foi encaminhado e apresentar a documentação necessária. A consulta de qual unidade o aluno foi direcionado deve ser feita no site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.

Na Região Metropolitana do Vale do Aço, os municípios de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso aderiram ao Sucem, conforme divulgado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Distribuição

A distribuição dos alunos inscritos no Sucem foi realizada de acordo com a disponibilidade de vagas por turno, o espaço físico de cada escola, o tipo de atendimento prestado e o nível de ensino ofertado, respeitando os critérios de alocação e desempate na seguinte ordem de prioridade: I - aluno com deficiência; II - zoneamento; III - zona; IV - aluno com irmãos que frequentem a escola pretendida, respeitando-se o zoneamento; V - aluno já integrante da rede pública de ensino e VI - aluno com menor idade.

Documentação

Para a efetivação da matrícula, os pais/responsáveis ou o próprio aluno, quando maior de idade, deverão apresentar a seguinte documentação: Documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento/Casamento do aluno, original e cópia; CPF do aluno, original e cópia, sendo obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultava se menor de idade; Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, quando maior de idade.

Outros documentos

Também são necessários os seguintes documentos: Histórico Escolar ou Declaração de Transferência, com indicação do ano de escolaridade que o aluno está habilitado a cursar em 2022, ficando o documento original na escola; Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou Parecer da SEE e publicação de Equivalência de Estudos, concluídos no exterior, ao Ensino Médio brasileiro, para o candidato/aluno que for ingressar no curso técnico na forma subsequente; ou Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade, comprovando matrícula no Ensino Médio, para o aluno que for ingressar no curso técnico na forma concomitante. Para o aluno menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis.

Vagas remanescentes

O candidato que não fez a inscrição no prazo estabelecido não será encaminhado para matrícula em escolas públicas, devendo submeter-se à inscrição para o processo de ocupação das vagas remanescentes, no período de 25 de janeiro a 23 de fevereiro de 2022.

Cadastro Escolar

O Cadastro Escolar 2022, por meio do Sucem, foi destinado aos alunos que vão ingressar na rede pública de ensino ou que precisam mudar de escola e não renovaram a sua matrícula. Também podiam se inscrever os estudantes que pretendiam ingressar em cursos da Educação Profissional em uma escola da rede estadual, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e ainda aqueles que desejavam retomar os estudos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário