06 de janeiro, de 2022 | 18:30

Governo de Minas faz levantamento no Vale do Aço para possível instalação de fábrica da Heineken

Alex Ferreira/Arquivo DA
Administração de Jaguaraçu produziu vídeo institucional para chamar a atenção da marcaAdministração de Jaguaraçu produziu vídeo institucional para chamar a atenção da marca

Vários municípios do Vale do Aço querem entrar na disputa para abrigar a fábrica de cervejaria Heineken. Um deles é Jaguaraçu, que vem fazendo campanha para chamar a atenção da marca. O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana (RMVA), também tem feito um levantamento, junto aos executivos locais, de condições e benefícios a serem oferecidos para receber o empreendimento.

Porém a disputa é acirrada, já que vários municípios mineiros desejam a instalação da fábrica da cervejaria holandesa, após a desistência do município de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A cidade foi descartada porque o terreno onde a fábrica seria construída é próximo a uma área de preservação ambiental e arqueológica. Porém, a Heineken segue o projeto de construir uma nova planta em Minas.

Jaguaraçu

Com Pedro Leopoldo descartada, diversos municípios buscam a vaga. Alguns já teriam, inclusive, manifestado o interesse junto à empresa. No colar Metropolitano do Vale Do Aço, o pequeno município de Jaguaraçu é um deles.
Por ligação telefônica, o prefeito de Jaguaraçu, Márcio Lima (PSDB), falou ao Diário do Aço que o interesse surgiu a partir de uma manifestação da ARMVA, que solicitou o preenchimento de um formulário com informações do município e que possam atender à demanda do empreendimento.

Conforme Márcio Lima, o local a ser ofertado fica às margens da BR-381, próximo ao distrito Lagoa do Pau, o que pode beneficiar a geração de emprego não apenas para o município, mas como para toda a região, visto a proximidade e facilidade de acesso a outros locais do entorno. “Até porque só Jaguaraçu não poderia atender à demanda de cerca de 500 empregos diretos a serem gerados com a instalação desta fábrica”, pontuou.

Procura por novo local

Conforme nota enviada pela ARMV, o Governo de Minas Gerais disponibilizou cadastro para que municípios interessados pudessem relacionar as áreas/terrenos disponíveis. Com isso, a agência enviou circular aos 28 municípios de sua área de abrangência reiterando a informação da abertura do cadastro de áreas/terrenos, como uma forma de incentivo a todos os municípios na captação do investimento.

“Entendemos que o Vale do Aço possui diferenciais atraentes e capacidade técnica suficiente para abrigar grandes empreendimentos, a exemplo dos já estabelecidos em nossa região”. A ARMVA informou, porém, que não apresentou pleito junto ao Grupo Heineken em representação a nenhum município.

Investimentos da fábrica

Conforme publicado pelo jornal Estado de Minas, no mês passado, o volume de investimentos previsto para o novo empreendimento é de R$ 1,8 bilhão, em atendimento de consumo da região Sudeste do país. Entre os municípios interessados, estão: Uberaba, Patrocínio e Frutal, no Triângulo Mineiro; Ouro Preto e Mariana, na Região Central; e Santa Rita do Sapucaí e Juiz de Fora.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Carlos

09 de janeiro, 2022 | 18:41

“Todo município gostaria de ter esta oportunidade o prefeito está de parabéns pelo empenho”

Nelson de Sousa

06 de janeiro, 2022 | 22:10

“A " briga " tá grande..., vale a pena, serão muito empregos!!!?????”

Mara Fernandes

06 de janeiro, 2022 | 21:43

“As grandes cidades não aceitaram, então vamos levar pra cidades do interior, onde a população nem imagina o estrago que isso trará pra todos eles. Simples assim... kkkkk Acorda povo de Jaguaraçu”

Antonio M.

06 de janeiro, 2022 | 21:41

“Será que alguém parou pra pensar no aumento do transito nessa estrada apertada e cheias de curva, que dá acesso a pequena Jaguaraçu. Será que alguem já imaginou, como ficará o centro da cidade, com suas belas casas simples e aconchegantes? Será que algum político vai pensar no bem estar dos moradores, antes de pensar em dinheiro? Dinheiro esse, que destruirá as ruas de calçamentos da cidade. Será que a bela Jaguaraçu, tem mesmo estrutura pra isso, ou estão pensando apenas na grana? Alguem se lembra como fica a cidade, em época de cavalgada, onde a cidade é invadida por bêbados e drogados, que no final se matam e matam outros, nessa estrada apertada da cidade? Acho bom, algum morador da cidade fazer um protesto, e os cidadãos não aceitarem todo esse absurdo. Pronto! Falei...”

Jorge

06 de janeiro, 2022 | 19:15

“Parabéns prefeito de Jaguaraçu, pelo empenho de trazer uma fábrica para seu municipio,gerar empregos e renda,e digo a fábrica vai estar na sua região.”

Envie seu Comentário