Alex Ferreira/Arquivo DA
Administração de Jaguaraçu produziu vídeo institucional para chamar a atenção da marca
Vários municípios do Vale do Aço querem entrar na disputa para abrigar a fábrica de cervejaria Heineken. Um deles é Jaguaraçu, que vem fazendo campanha para chamar a atenção da marca. O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana (RMVA), também tem feito um levantamento, junto aos executivos locais, de condições e benefícios a serem oferecidos para receber o empreendimento.
Porém a disputa é acirrada, já que vários municípios mineiros desejam a instalação da fábrica da cervejaria holandesa, após a desistência do município de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A cidade foi descartada porque o terreno onde a fábrica seria construída é próximo a uma área de preservação ambiental e arqueológica. Porém, a Heineken segue o projeto de construir uma nova planta em Minas.
JaguaraçuCom Pedro Leopoldo descartada, diversos municípios buscam a vaga. Alguns já teriam, inclusive, manifestado o interesse junto à empresa. No colar Metropolitano do Vale Do Aço, o pequeno município de Jaguaraçu é um deles.
Por ligação telefônica, o prefeito de Jaguaraçu, Márcio Lima (PSDB), falou ao Diário do Aço que o interesse surgiu a partir de uma manifestação da ARMVA, que solicitou o preenchimento de um formulário com informações do município e que possam atender à demanda do empreendimento.
Conforme Márcio Lima, o local a ser ofertado fica às margens da BR-381, próximo ao distrito Lagoa do Pau, o que pode beneficiar a geração de emprego não apenas para o município, mas como para toda a região, visto a proximidade e facilidade de acesso a outros locais do entorno. “Até porque só Jaguaraçu não poderia atender à demanda de cerca de 500 empregos diretos a serem gerados com a instalação desta fábrica”, pontuou.
Procura por novo localConforme nota enviada pela ARMV, o Governo de Minas Gerais disponibilizou cadastro para que municípios interessados pudessem relacionar as áreas/terrenos disponíveis. Com isso, a agência enviou circular aos 28 municípios de sua área de abrangência reiterando a informação da abertura do cadastro de áreas/terrenos, como uma forma de incentivo a todos os municípios na captação do investimento.
“Entendemos que o Vale do Aço possui diferenciais atraentes e capacidade técnica suficiente para abrigar grandes empreendimentos, a exemplo dos já estabelecidos em nossa região”. A ARMVA informou, porém, que não apresentou pleito junto ao Grupo Heineken em representação a nenhum município.
Investimentos da fábricaConforme publicado pelo jornal Estado de Minas, no mês passado, o volume de investimentos previsto para o novo empreendimento é de R$ 1,8 bilhão, em atendimento de consumo da região Sudeste do país. Entre os municípios interessados, estão: Uberaba, Patrocínio e Frutal, no Triângulo Mineiro; Ouro Preto e Mariana, na Região Central; e Santa Rita do Sapucaí e Juiz de Fora.