31 de dezembro, de 2021 | 08:00

Presidente do Ipatinga traça metas para o futebol feminino e masculino para 2022

Yago Cardoso
Nicanor Pires falou sobre expectativa para o ano que vem e do trabalho para montagem dos elencosNicanor Pires falou sobre expectativa para o ano que vem e do trabalho para montagem dos elencos

Com 2021 chegando ao fim, a diretoria do Ipatinga Futebol Clube já projeta a temporada 2022. Tendo como principal objetivo transformar o Tigre numa Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o presidente Nicanor Pires também detalhou ao Diário do Aço as demais metas para o próximo ano.

De acordo com o calendário divulgado pela Federação Mineira de Futebol (FMF), o Campeonato Mineiro do Módulo B começa no dia 19 de março e tem previsão de ser encerrado em 7 de julho. “Essa é uma data sugestiva, não significa que vá começar nessa data”, pontuou Nicanor. “A tabela precisa ser divulgada, no mínimo, 60 dias antes do campeonato. Para começar em 19 de março, é preciso divulgar a tabela em 19 de janeiro. E por isso o arbitral tem que ser na primeira semana de janeiro”, explicou.

Nicanor disse que a data é a preferida pela maioria dos dirigentes de clubes, mas lembra uma questão que pode ser um empecilho para manutenção do calendário. “Aymorés e Guarani de Divinópolis brigam por duas vagas. Eles estão com processos na Justiça que podem se arrastar por várias instâncias. Então, enquanto não houver essa definição, não será batido martelo da data do campeonato”, alertou Nicanor, afirmando, porém, que o Ipatinga já trabalha pensando no Mineiro. “De qualquer forma, o trabalho já começou. Já fizemos contatos, conversamos com empresários e atletas. Eu e Carlão (diretor de futebol Carlos Oliveira) estamos conversando muito sobre nomes de treinador. Mas nada está definido ainda. Vamos trabalhar mais pesado depois das festas de fim de ano”.

Futebol feminino

O calendário mineiro trouxe uma novidade para o futebol feminino: a estreia da Taça BH, para atletas sub-20. Embora represente um avanço no esporte, a categoria pode ser um obstáculo para o Tigre. “Hoje não temos equipe sub-20 feminina. A Kethleen Azevedo (treinadora e coordenadora do futebol feminino do Ipatinga) tem o desejo de trabalhar a categoria de base. Mas ainda precisamos avaliar a participação na Taça BH, até porque o Brasileiro começa em maio. Apesar de ser mata-mata, as datas podem se chocar. Também temos que pensar se teremos estrutura para disputar a Taça, já que depois, em setembro, começa o mineiro feminino”, apontou Nicanor Pires.

A Taça BH será disputada entre 15 a 30 de julho; o Campeonato Brasileiro Feminino A-3 começa em 21 de maio com previsão de término para 27 de agosto; e o Campeonato Mineiro Feminino vai de 24 de setembro a 3 de dezembro.

Embora a presença na Taça BH não seja garantida, o Ipatinga vai jogar mais uma vez o Mineiro e participar, pela primeira vez, do Campeonato Brasileiro, na Série A3, referente à Série C do futebol feminino.

“Nosso objetivo no Brasileiro é subir, porque se não subirmos temos que conquistar vaga de novo pelo Estadual. Se a gente sobe pra A2, aí automaticamente estamos garantidos nela no ano seguinte, se não formos rebaixados”, detalhou Nicanor, explicando que, como os três times da capital (América, Atlético e Cruzeiro) já disputam as séries A1 e A2 do Brasileirão, a única vaga para a A3 é disputada por todos os times do interior mineiro.

“A gente quer subir para a A2, chegar no Mineiro em condição de brigar por uma situação melhor. Esse ano chegamos na semifinal, temos feito as melhores campanhas do interior, mas temos que incomodar mais os grandes, brigar pelo título. Se a gente avançar no Brasileiro, podemos manter o mesmo elenco ou a mesma base do elenco que disputar o Brasileiro”, afirmou Nicanor, ressaltando que “a principal missão do Ipatinga para 2022 é se transformar em SAF. Não adianta nada subir no masculino e disputar a primeira divisão em 2023 sem estar estruturado. Senão você entra para não fazer um campeonato mediano, para não cair. Transformando em SAF, a gente pode caminhar mais tranquilamente. O objetivo é conquistar vaga no módulo A no masculino, vaga A2 no feminino e brigar por conquistador título do Mineiro Feminino”, concluiu.

Calendário do futebol mineiro


Mineiro Módulo A: 26 de janeiro a 3 de abril (14 datas)
Mineiro Módulo B: 19 de março a 7 de julho (17 datas)
Mineiro Sub-15: 9 de abril a 3 de setembro (22 datas)
Mineiro Sub-17: 9 de abril a 3 de setembro (22 datas)
Mineiro Sub-20: 9 de abril a 10 de setembro (23 datas)
Taça BH Feminino: 15 de julho a 30 de julho
Mineiro Sub-14: 6 de agosto a 15 de outubro (11 datas)
Mineiro Segunda Divisão: 13 de agosto a 26 de novembro (16 datas)
Mineiro Feminino: 24 de setembro a 3 de dezembro (11 datas)

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Petrônio

02 de janeiro, 2022 | 09:24

“Ipatinga e Social podem dar as mãos ,pois não tão dando conta de time masculino e inventando time feminino!Acorda povo!Sai do Salto.”

Robert

31 de dezembro, 2021 | 10:05

“Para compartilhar essa notícia use o link: https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0094110-presidente-do-ipatinga-traca-metas-para-o-futebol-feminino-e-masculino-para-2022”

Envie seu Comentário