Pref Ipatinga Iptu 2025

31 de dezembro, de 2021 | 12:00

Quase 2022 e a importância do Machine Learning

Maria Cristina Diez *

Machine Learning (em português, o aprendizado da máquina) é uma tecnologia muito usada na atualidade e que tem sido aperfeiçoada nos últimos anos. O método tem como objetivo fazer previsões, ou seja, empresas e indústrias conseguem visualizar resultados, cortar custos e tomar decisões com base nos dados analisados.

É uma área da Inteligência Artificial (AI) fundamentada no conceito de que sistemas podem aprender com dados, descobrir modelos e executar ações com o mínimo possível de interferência humana. Apesar de algoritmos de Machine Learning existirem há bastante tempo, a habilidade de realizar cálculos matemáticos complexos ao Big Data de forma automática e rápida é uma conquista recente.

Resumindo: em vez de escrever o código de cada instrução que a tecnologia precisa executar, a máquina vai aprender o que ela vai ter que fazer. Um excelente exemplo é o desenvolvimento da prática de xadrez ao longo da história. No ano de 1997, o Deep Blue da IBM venceu o campeão do esporte, Garry Kasparov. Ele foi o primeiro computador a derrotar um campeão mundial em uma competição com regras oficiais. Atualmente existem métodos muito mais sofisticados para a máquina aprender sozinha as características dos desafios da modalidade.

Quem nasceu há algumas décadas, não tem como esquecer das videolocadoras. O ato de ir até o local era um verdadeiro evento e, nesses lugares, sempre havia um atendente muito atencioso que assistia a todos os filmes disponíveis no estabelecimento. A pessoa fazia a sinopse das histórias e recomendava as películas com propriedade, além de aprender os gostos dos clientes, sugerindo os lançamentos e novidades.

Quem faz esse trabalho nos dias de hoje? Os famosos serviços de streaming, como Netflix, Amazon Prime, Disney Plus, Apple TV, entre outros. As plataformas analisam e aprendem o que o cliente mais aprecia e sugere conteúdos com características semelhantes ao que ele já consumiu.

A pandemia agilizou e transformou a tecnologia de muitas instituições, embora tenha aumentado o número de crimes financeiros no mesmo período. Sendo assim, o Machine Learning e a Inteligência Artificial tornaram-se imprescindíveis para especialistas de compliance que buscam aperfeiçoar suas técnicas para acabar com lavagem de dinheiro e crimes virtuais.

De acordo com o um estudo do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) publicada no mês de novembro deste ano, Machine Learning e Inteligência Artificial serão as tecnologias de maior relevância mundial em 2022. “A pandemia ajudou no desenvolvimento tecnológico dessas áreas, e muitas coisas surgiram nesse período. Acho que a tecnologia aí avançou cinco vezes mais rápido do que em um ano normal (...) e também revelou a necessidade de investir na área e de realizar mais pesquisas", afirmou Filipe Tôrres, engenheiro biomédico e membro do IEEE.

É impossível ignorar a presença do Machine Learning e a importância dele nos tempos atuais. A tendência é que em 2022 a IA (Inteligência Artificial) continue no processo de se tornar a tecnologia mais importante já desenvolvida na humanidade. De acordo com Sundar Pichai, CEO do Google, "seu impacto no nosso desenvolvimento como espécie será ainda maior do que o do fogo ou da eletricidade".

A afirmação do executivo pode até parecer um pouco exagerada, mas, analisando os avanços e a quantidade de benefícios que IA e o Machine Learning já trouxeram até aqui, não dá para desconsiderar.

* Diretora comercial e de marketing da Most Specialist Technologies - [email protected]

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário