30 de dezembro, de 2021 | 13:49

Fica com Deus 2021, seja bem-vindo 2022!

Padre Bruno Costa *

Sim, precisamos ter a coragem e o desapego necessários para dizer: “fica com Deus 2021” e seja bem-vindo 2022. Entregar a Deus tudo o que vivemos nesse ano que passa e abrir nossa mente e coração para as coisas novas que Deus tem reservadas para nós.

Nesse tempo de balanço e revisão de vida, é fundamental estabelecermos metas a serem atingidas com perseverança, progredindo sempre em todas as dimensões da vida. Tenho o hábito de dividir essas metas em etapas, com a finalidade de saber se estou progredindo em cada etapa das metas propostas. A experiência mostra que é necessário marcar pontos concretos de melhora, mais próximos que a meta final, principalmente para mantermos a motivação e superarmos o desânimo.

O mundo hoje exige de cada um de nós uma superação diária. Vivemos em meio a uma grande competitividade, onde vence quem é mais inteligente, mais rico, quem realiza melhores negócios. Claro que precisamos sempre superar nossos limites, mas é preciso ter em nosso coração uma certeza: estamos de acordo com a vontade de Deus.

Não alcançaremos a meta desejada, por nós mesmos, precisamos da ação divina. Precisamos ser ousados na fé, orando sem cessar, rezando com insistência e perseverança, sem desanimar. Superar todos os nossos limites e fraquezas é uma conquista diária que, por nós mesmos, não conseguiremos. Precisamos do auxílio do Santo Espírito de Deus, somente assim chegaremos à meta desejada.

Também é importante sabermos quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perderemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. A perseverança nos leva a compreender que mudanças fazem parte da vida, elas abrem portas para novos caminhos que podem ser mais claros e melhores. Mudanças nem sempre são fáceis, mas nos levam para frente. É um desafio! É preciso viver uma verdadeira superação. É necessário que tenhamos fé. A mudança pode ser uma chance para encontrarmos o que sempre desejamos.

"Vivemos em meio a uma grande
competitividade, onde vence quem
é mais inteligente, mais rico,
quem realiza melhores negócios"


Quando propomos metas para o futuro, devemos prever possíveis problemas e estratégias para superá-los, quando aparecerem. A previsibilidade é parte da virtude da perseverança. Os imprevistos sempre são mais difíceis de superar do que o que levamos em conta ao estabelecermos o projeto. E aqui, três perguntas podem nos ajudar nessa travessia do ano que passa para o ano novo: O que eu vou deixar desse ano? O que devo levar para o próximo ano? O que preciso começar ou recomeçar?

Certamente, devemos deixar tudo aquilo que não foi bom, que não edifica; levar conosco apenas as coisas boas, que somam, que agregam; e começar o ano novo com novos propósitos, transformados em atitudes.

Seja qual for o nosso projeto de vida, só conseguiremos atingir nossas metas pela graça do Senhor, perseverando na fé e superando todas as dificuldades próprias de cada um. A perseverança é fundamental em nossa vida, e nunca devemos parar no negativo que temos, olhar sempre para frente, lembrando que o hoje, com Cristo, é melhor do que tudo que já passou. Este é o segredo dos fortes: perseverança e superação. Assim alcançaremos o Céu.

* Padre. Missionário da Comunidade Canção Nova e autor dos livros: “Frases que nos levam a Deus” e “Lutar sempre, desistir jamais”

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Javé - do Outro Lado do Mundo

01 de janeiro, 2022 | 13:02

“Santo Tomas, santo Agostinho e a metafísica de Aristóteles deixam claro os desejos do homem e o desejo de Deus.”

Envie seu Comentário