Expo Usipa 2024 02 - 728x90

30 de dezembro, de 2021 | 06:56

IPVA 2022 terá o mesmo valor de 2021

Governador anuncia sanção de projeto que congela o valor do IPVA em 2022, proprietários já podem preparar o bolso para pagar o imposto em janeiro, em data a ser divulgada

Alex Ferreira/Arquivo DA
Tabela de vencimentos do IPVA 2022 ainda será divulgada, mas proprietários de veículos já podem preparar o bolso: a facada será no mesmo tamanho da de 2021 Tabela de vencimentos do IPVA 2022 ainda será divulgada, mas proprietários de veículos já podem preparar o bolso: a facada será no mesmo tamanho da de 2021

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) anuncia que vai sancionar o projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que congela a tabela de pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2022. O valor a ser recolhido em janeiro, portanto, será o mesmo pago em 2021.

A declaração de Zema em suas páginas nas mídias sociais saiu logo após o presidente da ALMG, Agostinho Patrus (PV), ter indicado que, caso o governador vetasse a proposta, a ALMG iria derrubar o veto. O projeto foi aprovado na Assembleia dia 15 de dezembro conforme noticiado pelo jornal Diário do Aço.

Com o anúncio de que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022 será congelado em Minas, o contribuinte já pode planejar o orçamento com esse gasto para o próximo ano.

Para pagar o IPVA de 2022, quem tem veículo registrado em Minas deverá separar no orçamento exatamente o mesmo valor gasto no pagamento do IPVA 2021.

Isso ocorre porque o projeto enviado pelo Legislativo ao governador prevê que o ajuste do imposto do próximo ano seja baseado na tabela Fipe de veículos de 2020, referência para o valor que foi cobrado em 2021.

Veículos novos não estão na tabela Fipe de 2020, portanto, seguem outra lógica de pagamento. O imposto será cobrado a partir de um percentual do valor pago na aquisição.

A alíquota do IPVA em Minas Gerais incide em 4% sobre o valor de carros de passeio e caminhonetes de cabine estendida e motor-casa, 3% sobre caminhonetes de carga, cabine simples e furgões, 2% sobre automóveis de uso misto (utilitário com autorização para transporte público de passageiros), 1% sobre veículos de locadoras, 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhão e caminhão-trator (cavalo mecânico).

Embora o valor já seja conhecido, a data para pagamento ainda não foi divulgada, mas deve sair nas próximas horas.

Nota da ALMG

Em nova enviada na noite passada à imprensa, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) considera ter cumprido seu dever, enquanto instituição representativa da sociedade mineira, com o anúncio, hoje (29/12), da sanção do projeto que congela o valor do IPVA de 2022.

“Ao manter a tabela de referência do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o próximo ano nos mesmos índices de 2020, o Projeto de Lei 3.278/2021, aprovado pelas deputadas e deputados em Plenário, no dia 15 de dezembro, impede, na prática, o aumento de preços do imposto acima do índice inflacionário”, afirma a nota.

“Neste momento de crise econômica, agravada pela pandemia, a proposta da Assembleia Legislativa, acatada pelo Poder Executivo, possui importante caráter social ao assegurar que o contribuinte mineiro possa pagar, desta forma, o mesmo valor do IPVA de 2020, sem reajustes. Os parlamentares reafirmam seu compromisso de trabalhar diuturnamente em defesa dos interesses da população mineira”, conclui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário