Camara Ipatinga Ouvidoria 728x90

25 de dezembro, de 2021 | 08:00

Música clássica, teatro de bonecos e animação para o público infantil

Divulgação
''Pedro e o Lobo'', peça mais apresentada pelo grupo, ganha nova versão animada do Giramundo''Pedro e o Lobo'', peça mais apresentada pelo grupo, ganha nova versão animada do Giramundo

Uma nova experiência musical e visual para as crianças vai ao ar no canal do YouTube do Theatro Municipal de São Paulo (TMSP), no domingo (26), com a exibição de “Pedro e o Lobo”. No vídeo é possível conferir animações produzidas pelo Giramundo e música da Orquestra Experimental de Repertório (OER), em cenas gravadas durante apresentação no TMSP.

“Pedro e o Lobo”, de Sergei Prokofiev, é a peça mais apresentada do grupo mineiro de teatro de bonecos. Mas, dessa vez, o espetáculo está diferente. Os bonecos a fio foram transformados em bonecos digitais e animados para se movimentarem em sincronia com a música. O resultado é o primeiro espetáculo do Giramundo apresentado sem marionetistas.

“A nova versão de ‘Pedro e o Lobo’ marca uma importante fase na história do Giramundo em que estamos nos aprofundando cada vez mais na animação. Embora o grupo já desenvolva trabalhos no meio desde de 2006, foi em 2021 que nós produzimos os dois projetos mais longos e complexos em cinema de animação”, afirma Ulisses Tavares, um dos diretores do grupo, citando as produções de “Pedro e o Lobo” e do filme “O Pirotécnico Zacarias”.

Uma parte desse mergulho no cinema de animação é uma resposta aos desafios causados pela pandemia, com a restrição aos espetáculos presenciais, e outra parte é a curiosidade pelo movimento e por novas formas de fazer teatro de bonecos, que está na essência do Giramundo.

A nova montagem mantém os propósitos da peça musical de Prokofiev, de 1936, de aproximar as crianças das diversas sonoridades componentes de uma orquestra, associando timbres e naipes de instrumentos (cordas, madeiras, metais e percussão) a cada um dos personagens da história. Os concertos têm a regência dos maestros Jamil Maluf e Thiago Tavares, direção de Marcos Malafaia e Ulisses Tavares, produção do Theatro Municipal de São Paulo, animação e vídeo do Estúdio Giramundo e design de bonecos originais de Álvaro Apocalypse.

Sobre o Giramundo

Com 50 anos de atuação, o Giramundo é um dos grupos de teatro de bonecos mais antigos do Brasil. Com 38 montagens realizadas, cerca de 1500 bonecos já ganharam vida pelas mãos do grupo - criados com as mais variadas técnicas de construção de marionetes, eles atuaram nos espetáculos ou posaram para os visitantes, no museu, quando não estavam em ação. O Giramundo já marcou presença em 13 estados brasileiros e 11 países estrangeiros.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário