08 de dezembro, de 2021 | 09:00

Enem para detentos será aplicado no Vale do Aço em janeiro

Divulgação Sejusp
Em todo o Estado de Minas Gerais, 4.883 detentos estão inscritos para o exameEm todo o Estado de Minas Gerais, 4.883 detentos estão inscritos para o exame

No Vale do Aço, 142 detentos farão o Enem PPL (Pessoas Privadas de Liberdade), que será aplicado nos dias 11 e 12 de janeiro, na parte da tarde, conforme dados repassados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp). O Enem PPL é o Exame Nacional do Ensino Médio voltado para as pessoas que vivem em unidades prisionais e socioeducativas.

Estão aptos a fazer o exame indivíduos privados de liberdade e que concluíram o ensino médio. A prova para esse público ocorre em data diferente do Enem tradicional, realizado em novembro deste ano. A intenção é avaliar o desempenho e dar oportunidade para que os presos tenham acesso ao ensino superior.

Em Minas Gerais, a aplicação da prova é organizada pela diretoria de Ensino e Profissionalização do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG). O Enem PPL é uma realização do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e é gratuito e de participação voluntária.

“O Enem traz a possibilidade do novo para os indivíduos privados de liberdade. Talvez, esse detento seja o único da família que terá essa oportunidade de estudo”, destaca a diretora do Depen-MG, Regina Duarte.

O governo do Estado afirma que as provas do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença é que o exame é realizado dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação.

Inscritos

Em todo o Estado de Minas Gerais, 4.883 detentos inscritos farão a prova em 2022. No Vale do Aço o Enem será aplicado em três unidades prisionais, nos municípios de Coronel Fabriciano, Timóteo e Ipaba. Sendo 27 inscritos no Presídio de Coronel Fabriciano, 91 na Penitenciária de Ipaba e 24 no Presídio de Timóteo. A assessoria de Comunicação da Sejusp informou que não haverá aplicação do exame no Centro de Remanejamento Provisório (Ceresp) de Ipatinga, pois a unidade está em obras no momento.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário