EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

07 de dezembro, de 2021 | 11:43

Crédito consignado fica mais caro para aposentados e pensionistas

Com informações da Agência Brasil
Arquivo DA
Aposentado e pensionista que for contratar empréstimo consingado pagará mais caro Aposentado e pensionista que for contratar empréstimo consingado pagará mais caro

O Conselho de Política Nacional (Copom) começa a discutir nesta terça-feira, uma nova taxa básica de juros da economia (Selic), que deve passar de 7,75% para mais de 9% ao ano. A decisão será anunciada quarta-feira (8).

Mas, o fato é que o aumento sequencial na taxa Selic e no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos últimos meses, levou o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) a aprovar, nesta segunda-feira (6), o aumento do teto dos juros cobrados nas operações de crédito consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Vai ficar mais caro para aposentados e pensionistas fazer aqueles empréstimos como desconto no benefício previdenciário.

Ao mês, o percentual de juros do empréstimo consignado passa de 1,80% para 2,14%. Para operações realizadas pelo cartão de crédito, a taxa passa de 3% para 3,06% ao mês.

“Importante destacar que aqui no Conselho nós definimos o teto de juros do consignado, não a taxa que será aplicada”, afirmou o secretário de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência, Leonardo Rolim.

A metodologia usada no cálculo do novo teto de juros do consignado teve como referência a taxa de juros real calculada em 16,1%. Considerando a taxa de juros real, o novo índice é o menor desde 2015.

Os conselheiros reconheceram a necessidade de alterar a taxa para se adequar às oscilações do mercado financeiro e ressaltaram a importância da educação financeira para aposentados e pensionistas do INSS.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário