03 de dezembro, de 2021 | 16:53

Balanço positivo no Encontro do Tambor Mineiro do Vale do Aço

Divulgação
Live e show do Encontro do Tambor Mineiro do Vale do Aço estão disponíveis no canal de YoutTube do projetoLive e show do Encontro do Tambor Mineiro do Vale do Aço estão disponíveis no canal de YoutTube do projeto

O Grupo Valentinas concluiu, no mês de novembro, as atividades do 5º Encontro do Tambor Mineiro do Vale do Aço - ETAMVAÇO.  Aberta em outubro, a programação reuniu atrações culturais no formato on-line. "A cada edição, nosso evento se firma mais como tradição do Vale do Aço. Vamos nos aperfeiçoando, evoluindo no fomento da cultura afro-mineira, principal objetivo do Encontro", comentou o idealizador do projeto, Wemerson Rodrigues, o Geleia.

Luís Fabiano dos Santos, capitão-mor da Guarda de Moçambique de Timóteo, e Jailton Laurindo, capitão da Guarda de Congado Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Jaguaraçu, estão entre os mestres participantes desta edição. Outra participação especial foi do capitão de congado Maurício Tizumba, compositor, cantor, multi-instrumentista e diretor musical, que ministrou uma oficina de tambor mineiro. "Foi um momento bom de enaltecer as manifestações culturais de matriz africana, especialmente o congado, fio condutor da cultura afro-mineira", frisou Geleia. 

A realização do ETAMVAÇO acontece sempre na Semana da Consciência Negra, com o apoio da Fundação Renova, por meio do Edital Doce. Uma das novidades deste ano foi a apresentação do show inédito “Valentinas Coração de Minas”, que está disponível no canal do YouTube do Grupo Valentinas", em parceria com os percussionistas Ari Andrade, Nívea Paula, Chrika de Oliveira, Geniane Vieira, Júlia Rolim, Lucas Natureza, Douglas Netto (violões e guitarras), Guilherme Lopes (contrabaixo) e Welington Cristo (teclados, violão e saxofone).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário