02 de dezembro, de 2021 | 16:42

Limpeza da rede pluvial da rua 95 deve demorar dez dias

Divulgação
Construída na década de 1970, drenagem do bairro XXIII não comporta mais vazão de água da chuvaConstruída na década de 1970, drenagem do bairro XXIII não comporta mais vazão de água da chuva

A tempestade severa que castigou Timóteo e provocou uma série de estragos pela cidade no mês de novembro, entre os quais a interdição da BR-381 no Distrito de Cachoeira do Vale, trouxe também transtornos para os moradores de outros bairros da cidade. O João XXIII, por exemplo, foi um dos locais impactados diretamente pelas fortes chuvas, o que acarretou a obstrução da rede pluvial da Rua 95, causando alagamentos de empresas, escolas e do trevo do Bairro Timirim, detalhou a administração pública.

Desde o dia da ocorrência, quando foi registrada a queda de 60 mm de chuva no município, equipes da Secretara Municipal de Obras vêm trabalhando no local para identificar a causa do entupimento da rede que está com cerca de 80% da sua vazão comprometida.

Mas nesta quinta-feira (2), com a estiagem, os trabalhadores conseguiram acessar um poço de visita e retirar vários troncos de bananeira e de árvores que estavam obstruindo a rede. Os técnicos da Secretaria também comprovaram que a tubulação não comporta mais o fluxo de água do córrego que atende a uma bacia hidrográfica de uma região de aproximadamente 150 hectares.

Aliado ao fato de que a rede de drenagem possui mais de 40 anos, a ocupação desordenada do solo também contribuiu para que a situação fosse agravada. Nesse sentido, está em andamento um estudo sobre a possibilidade de fazer a substituição da rede pluvial e assim solucionar em definitivo esse problema que já se arrasta há mais de 20 anos no bairro João XXIII. O município está fazendo o projeto executivo dessa nova rede pluvial por meio de uma empresa especializada e que já possui contrato com a administração. O prazo para a conclusão do estudo é de aproximadamente 60 dias.

Ao mesmo tempo, a Secretaria de Obras continua fazendo a limpeza da rede pluvial (até o Fórum da comarca) com previsão de 10 dias para liberar o trânsito na rua 95, caso não haja novos imprevistos ou chuva nesse período.

Representantes da Secretaria de Obras de Timóteo aproveitaram para solicitar a compreensão dos moradores para que não joguem troncos de árvores, bananeiras, galhadas e entulhos nos cursos d´água para evitar o entupimento das redes pluviais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário