02 de dezembro, de 2021 | 15:17

Dezembro vermelho: Ipatinga oferece testes gratuitos para detecção de HIV

Divulgação
Durante este mês, município reforça ações de prevenção à aidsDurante este mês, município reforça ações de prevenção à aids

Nesta quarta-feira, 1º de dezembro, em todo o mundo foi lembrado o Dia Mundial Contra a Aids. Nesse contexto, em Ipatinga estão sendo realizadas diversas ações para marcar a data. As atividades programadas têm como focos o incentivo ao uso de preservativo e a conscientização da população em relação às formas de prevenção ao HIV/aids e a importância do diagnóstico precoce e do tratamento, informou o governo municipal.

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta semana as atividades alusivas, a fim de reforçar a importância quanto ao uso de preservativo e realização do teste rápido contra a doença. Por meio do CCDIP (Centro de Controle de Doenças Infectoparasitárias de Ipatinga), estão sendo oferecidos ao público testes rápidos para detecção da doença.
Excepcionalmente nesta data, em caso positivo, o paciente é encaminhado diretamente para consulta com o infectologista.

Já as Unidades de Saúde estão realizando palestras de conscientização para falar sobre a importância da prevenção e o tratamento da doença.

Números

Apesar da redução dos números de contaminação ao longo dos últimos três anos, a Secretaria de Saúde chama a atenção para a faixa etária com maior número de contágios: entre 20 e 34 anos. Em 2019, foram detectados 64 novos casos. Em 2020, mais 66 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Já em 2021, foram contabilizados até o momento 36 novos casos. Desses, 28 são do sexo masculino e oito do sexo feminino.

“Isto demonstra a necessidade de se reforçar as estratégias de prevenção para os públicos específicos, especialmente quanto ao uso do preservativo, que é o principal meio de proteção contra o HIV”, ressalta a médica infectologista Carmelinda Lobato.

“Além da prevenção, com o uso de preservativo, o diagnóstico precoce também é importante para conter o avanço da doença. Quanto mais cedo for descoberta a infecção, maior qualidade de vida terá o paciente e menor será o risco de transmissão”, acrescenta a especialista.

A mobilização também tem a meta de intensificar e incentivar o uso do teste rápido para a detecção do HIV nas unidades de saúde. Esse tipo de exame, que utiliza apenas uma gota de sangue do paciente, permite a detecção não só do HIV, mas de outras doenças, como a sífilis e hepatite dos tipos B e C. Os resultados são obtidos em menos de meia hora.

Dentro da programação de prevenção à aids, a Secretaria de Saúde está realizando testes rápidos de segunda a sexta-feira. No CCDIP, situado à avenida Zita Soares de Oliveira, 555, Novo Centro, das 8h às 11h e das 13h das 16h.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário