29 de novembro, de 2021 | 17:05

Repente vira mais um patrimônio cultural do Brasil

Valter Campanado/Agência Brasil
O repente é marcado por cantoria, verso e rimaO repente é marcado por cantoria, verso e rima

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu, por unanimidade, o repente como patrimônio cultural do Brasil. Referência para a identidade da região Nordeste, o repente é conhecido também como cantoria e tem como fundamentos: o verso, a rima e a oração. Os repentistas ou cantadores se espalham pelas capitais e interior dos estados do Nordeste brasileiro e também nas regiões para onde ocorreram migrações de nordestinos, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A votação foi feita pelos 22 membros do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, órgão vinculado ao Iphan, no início deste mês.

O dossiê de registro elaborado documenta mais de 50 modalidades de repente, nas quais estão incluídos os versos heptassílabos, cuja acentuação tônica obrigatória está na sétima sílaba; e versos decassílabos, em que o acento obrigatório está na terceira, sexta e décima sílabas de cada verso. Com o reconhecimento pelo conselho consultivo, o repente foi inscrito no Livro de Registro das Formas de Expressão, onde também estão catalogados bens como a roda de capoeira, o maracatu nação (PE), o carimbó (PA) e a literatura de cordel. O próximo bem que será analisado pelo conselho consultivo vinculado ao Iphan é o forró. Conforme o Iphan, a reunião ainda não tem data definida, mas a análise do pedido será feita em dezembro, quando se comemora, no dia 13, o nascimento de Luiz Gonzaga e, também, o Dia do Forró. (Com Agência Brasil)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário