27 de novembro, de 2021 | 10:20

Centro Cultural Municipal de Ipatinga é entregue com o acendimento das luzes de Natal

Divulgação
Centro ganhou o nome de Seu Anatólio, do tradicional grupo de Congado do Ipaneminha, falecido dia 18 de novembro, e passa a ser sede também de Escola de Artes Cênicas e Escola de Música Centro ganhou o nome de Seu Anatólio, do tradicional grupo de Congado do Ipaneminha, falecido dia 18 de novembro, e passa a ser sede também de Escola de Artes Cênicas e Escola de Música

Luzes, música e muita alegria! Foi com este espírito que o Centro Cultural Municipal de Ipatinga “Anatólio Lucas da Costa” o “Seu Anatólio, no centro da cidade, foi entregue à população, nesta sexta-feira (26). Com a presença de várias autoridades e convidados, o evento, que também faz parte da programação do ‘Ipatinga, Cidade Luz’, agenda especial de realizações promovida pela prefeitura para este fim de ano, foi abrilhantado por uma cantata de Natal com alunos da Escola de Música Tenente Oswaldo Machado (TOM) e educadores musicais da Secretaria Municipal de Educação (SME).

O Centro Cultural é o terceiro ponto da cidade iluminado com recursos da 13ª edição do projeto Seminaluz, que tem o patrocínio da Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e, ainda, apoio da Prefeitura de Ipatinga, Instituto Usiminas e Hibridus Dança. Com as cerimônias de iluminação do Centro Cultural Usiminas, no dia 17 de novembro, e o Centro de Memória da Usiminas (antigo Grande Hotel Ipatinga), no dia 24, resta agora o Parque Ipanema, principal cartão postal cidade, para receber o toque festivo de acendimento das luzes natalinas, na próxima quinta-feira, dia 2 de dezembro.

“É com muito prazer que, em menos de um ano de governo, entregamos hoje este equipamento, com instalações ampliadas, uma linda cantata e o acendimento das luzes de Natal. Desde o início do mandato, a administração municipal sempre teve como meta investir com vigor no desenvolvimento da cultura local, que sabemos ser, tradicionalmente, muito vasta e rica, com muitos talentos a serem valorizados. Estamos dando mais um passo importante no segmento das artes e do conhecimento, materializando um verdadeiro ‘upgrade’ na antiga Biblioteca Pública Municipal, mas ainda temos vários outros projetos a serem executados, ainda faremos muito mais na área”, adiantou o prefeito Gustavo Nunes.

Homenagem

Divulgação
Inauguração foi abrilhantada por uma cantata de Natal com alunos da Escola de Música Tenente Oswaldo Machado (TOM)Inauguração foi abrilhantada por uma cantata de Natal com alunos da Escola de Música Tenente Oswaldo Machado (TOM)


O Centro Cultural recebeu o nome de Anatólio Lucas da Costa em homenagem póstuma e reconhecimento à importância do congadeiro, falecido nos últimos dias.

“O congado é uma das mais relevantes manifestações populares que existem em nossa cidade, verdadeiro patrimônio cultural, e nada mais justo que homenagear o Sr. Anatólio, um dos mais antigos congadeiros da região, que fazia parte do quase centenário Congado Nossa Senhora do Rosário, do Ipaneminha. Afinal, temos que valorizar aqueles que ajudaram a escrever a história da cultura ipatinguense”, enfatizou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Ipatinga, Alessandro Máximo.

Funcionalidades

Divulgação
O prefeito Gustavo Nunes: ''Desde o início do mandato, a administração municipal sempre teve como meta investir com vigor no desenvolvimento da cultura local, que sabemos ser, tradicionalmente, muito vasta e rica, com muitos talentos a serem valorizados''O prefeito Gustavo Nunes: ''Desde o início do mandato, a administração municipal sempre teve como meta investir com vigor no desenvolvimento da cultura local, que sabemos ser, tradicionalmente, muito vasta e rica, com muitos talentos a serem valorizados''
No Centro Cultural Municipal estão agora reunidas três importantes unidades de formação artística e fruição cultural: além da Biblioteca, o edifício abriga a Escola Municipal de Artes Cênicas Antônio Roberto Guarnieri (EMAC) e a Escola Municipal de Canto e Música Tenente Oswaldo Machado – (Escola TOM).  As instituições EMAC e TOM oferecem formações artísticas como aulas de circo, teatro, dança, palhaçaria, orquestra, coral adulto e infantil, dentre outras. E quanto à Biblioteca, experimenta um novo estágio de modernização, ofertando agora também um rico acervo digital.

A fachada recebeu intervenção artística de grafite, que ficou a cargo do artista Vinícius Godinho, conhecido como Vinicius Artes. O trabalho já chama muito a atenção e impressiona as pessoas que passam pelo local.

Além das melhorias estruturais, a implantação do Centro Cultural Municipal de Ipatinga representará uma economia de aproximadamente R$ 30 mil por ano aos cofres públicos, já que foram suprimidos alugueis pagos às antigas instalações da TOM e da EMAC.


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Guima

27 de novembro, 2021 | 18:47

“O Parque Ipanema seria o local ideal Para se transformar em um centro educacional e cultural com a construção de um moderno Teatro e uma moderna Biblioteca pública.”

Jorge

27 de novembro, 2021 | 13:13

“Enquanto mais a energia aumenta o preço,mais a prefeitura gasta com ela.”

Envie seu Comentário