26 de novembro, de 2021 | 17:47

Seminário reforça combate à violência contra a mulher em Santana do Paraíso

Divulgação
Seminário debateu políticas públicas de combate à violência contra a mulherSeminário debateu políticas públicas de combate à violência contra a mulher

Mesmo com leis importantes de proteção, como a Maria da Penha e a do Feminicídio, a violência contra as mulheres no Brasil ainda é um grave problema social. Os canais Disque 100 e Ligue 180, por exemplo, registraram 105.671 denúncias de violência contra a mulher em 2020. Os dados representam um registro a cada cinco minutos.

Em Santana do Paraíso, a Prefeitura está intensificando as ações para modificar esse quadro. A questão foi foco de debates nesta sexta-feira (26/11), quando o município realizou o Seminário “25 de Novembro – Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher”.

Ministraram palestra no evento o tenente Leandro Silva, da 45ª Cia. da Polícia Militar em Santana do Paraíso, e as psicólogas Cristiane Freitas, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do município, e Gisely Vasconcelos, especialista em Saúde Pública que atua no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Ipatinga.

O prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato, e o vice, Oliveirinha, participaram do Seminário. Os vereadores Agnaldo Coxinha, Claudimar Alves e Neném Fuscão representaram o Legislativo paraisense. Claudimar frisou a importância da Lei Municipal 1035, de 28 de julho de 2021, que instituiu em Santana do Paraíso o Programa de Cooperação e Código Sinal Vermelho, como forma de pedido de socorro e ajuda para mulheres em situação de violência doméstica.

A secretária municipal de Assistência Social, Lenice Givisiez, enfatizou que as discussões do Seminário vão ajudar a nortear as políticas públicas que serão implantadas. “O objetivo desse seminário é fomentar no município as políticas públicas voltadas à proteção da mulher, reunindo a rede de apoio, todos os órgãos voltados à proteção, à prevenção e às orientações técnicas em relação ao combate à violência contra a mulher”, destacou a secretária, acrescentando que o apoio de familiares e amigos das vítimas é fundamental.

Lenice Givisiez informa que as mulheres vítimas de violência em Santana do Paraíso podem buscar apoio junto ao CREAS do município, na rua Sagrados Corações, 431, no Centro. O telefone é (31) 3251-6615. O horário de atendimento é das 8h às 17h, exceto na sexta-feira, em que o CREAS funciona das 8h às 14h. As vítimas também podem fazer denúncia na Delegacia de Polícia Civil e na Polícia Militar. O Ligue 180 e o Disque 100 também são opções para denunciar esse tipo de violência.

O prefeito Bruno Morato, em seu discurso no Seminário, ressaltou a necessidade de fortalecer a prevenção. “A violência a mulher é uma violência contra a família. E nós, como poder público, não podemos nos ocultar. Devemos atuar na prevenção. Este é um problema que vamos enfrentar, para diminuirmos os números da violência contra a mulher em nosso município”, frisou o prefeito, destacando a importância dos exemplos. “O uso abusivo de álcool é um dos principais fatores que elevam os números da violência contra a mulher. Todos precisam se conscientizar e combater esse consumo abusivo. Além disso, a melhor forma de educar nossos filhos é pelo exemplo. E os nossos filhos vão aprender a respeitar as mulheres conforme os homens tratam suas esposas, filhas e todas as outras mulheres”, pontua.

A psicóloga Cristiane Freitas endossou o discurso do prefeito e ressaltou que a violência contra a mulher é um problema de saúde pública que precisa ser encarado por toda a sociedade. “Um dos problemas que temos que combater é revitimização da mulher. Afinal, julgar ou discriminar a mulher vítima de violência só tende a perpetuar ainda mais esse clico de violência. É preciso fazer o contrário. É fundamental acolher a mulher vítima de violência e mostrá-la que a agressão que ela sofre não é culpa dela, e sim do autor da violência”, argumenta.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário