Expo Usipa 2024 02 - 728x90

26 de novembro, de 2021 | 17:42

Sesuma executa serviços preventivos contra ocorrências causadas pela chuva

Divulgação
Um dos locais assistidos pelo trabalho são as manilhas sob o viaduto entre os bairros Canaã e Cidade Nobre, próximo à área da feiraUm dos locais assistidos pelo trabalho são as manilhas sob o viaduto entre os bairros Canaã e Cidade Nobre, próximo à área da feira

Como medida preventiva contra alagamentos, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) de Ipatinga, intensificou a limpeza de bocas de lobo e alguns pontos estratégicos dos cursos d’água que cortam a cidade. As chuvas fortes e persistentes que caíram nos últimos dias geraram assoreamentos, carrearam lixos e entulhos para os canais de escoamento, além de fazer crescer excessivamente a vegetação em algumas das áreas, requerendo intervenções para retomada do fluxo normal das águas.

“Nesta semana, um dos locais assistidos pelo trabalho são as manilhas sob o viaduto entre os bairros Canaã e Cidade Nobre, próximo à área da feira. A previsão é de que o serviço seja concluído na próxima sexta-feira (3)”, informou o governo municipal.

O secretário Valter Martins explicou que está sendo feita a desobstrução da passagem sob a ponte da avenida Maanaim para evitar o transbordamento do ribeirão Ipatinga que corre pela região em direção à Vila da Paz, um ponto sempre preocupante nas ocasiões de maior precipitação pluviométrica devido às moradias situadas num plano mais baixo. “O objetivo da ação é evitar transtornos e dar mais segurança a todos, já que o final do ano é uma época tradicionalmente chuvosa e os meteorologistas têm previsto altas precipitações para o período”, destacou.

Monitoramento e cuidados

De acordo com a Defesa Civil, ligada à Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), a repartição tem feito um trabalho de acompanhamento permanente quanto à previsão de índices pluviométricos. A unidade tem monitorado diariamente as medições feitas pelos órgãos especializados, procurando manter a comunidade alerta quanto a eventuais alterações climáticas com perspectiva de maior impacto sobre o município.

Para minimizar o problema do entupimento de bueiros e galerias, o principal fator causador de enchentes e alagamentos na área urbana da cidade, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente orienta a população a evitar o descarte indevido de materiais inservíveis. Outra causa de transtornos em algumas ruas são certos loteamentos irregulares e cortes mal orientados em terrenos particulares, que produzem desmoronamentos e empurram lama para as vias pavimentadas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário