CADERNO IPATINGA 2024

25 de novembro, de 2021 | 18:14

Brasil investe em tecnologias renováveis e pode gerar muitos empregos

Confira a seguir como o investimento em tecnologias renováveis pode gerar muitos empregos no Brasil!

Com certeza você já ouviu falar a respeito dos impactos ambientais que o mundo está sofrendo, não é mesmo? Mas, você sabia que a partir do investimento em tecnologias renováveis, essa realidade pode mudar?
Enquanto em outros países ao redor do mundo, o uso de energia vinda de fontes renováveis corresponde a 10,46%, no Brasil, o uso dessas fontes corresponde a 43,3%. Enquanto em outros países ao redor do mundo, o uso de energia vinda de fontes renováveis corresponde a 10,46%, no Brasil, o uso dessas fontes corresponde a 43,3%.


Muitas empresas estão com objetivos totalmente voltados para a preocupação com o meio ambiente, mas o grande desafio tem sido o investimento não só em materiais e máquinas mas também na educação dos colaboradores.
Com isso, hoje vamos falar um pouco mais sobre os investimentos que o Brasil está fazendo para que a geração de empregos seja uma realidade a partir do uso de tecnologias renováveis. Confira a seguir e entenda:

Realidade de investimentos em tecnologias renováveis


Como dissemos anteriormente, muitas empresas atualmente se preocupam com o impacto que suas produções podem causar no meio ambiente, justamente por isso, elas tentam usar tecnologias renováveis.

O Brasil atualmente tem se destacado quando o assunto é preservação ambiental. Um artigo publicado pela Betway mostra que, segundo o IPCC, nos anos de 2004 a 2012, a redução do desmatamento no país contribuiu para o combate ao aquecimento global.

Além disso, nos anos de 2003 a 2009, cerca de 75% dos territórios indígenas, florestas nacionais e parques protegidos faziam parte do Brasil. E não para por aí.

Enquanto em outros países ao redor do mundo, o uso de energia vinda de fontes renováveis corresponde a 10,46%, no Brasil, o uso dessas fontes corresponde a 43,3%. Esses dados foram de 2017 e 2019. Esse investimento em tecnologias renováveis pode gerar muitos empregos no país. Hoje, afirma-se que cerca de 27 milhões de brasileiros vivem em situação de pobreza.

Até o ano de 2016, cerca de 2 milhões de pessoas começaram a trabalhar em empresas onde o uso de energias renováveis era uma realidade. Isso pode ser uma das grandes soluções para combater a pobreza do país.
Mas, como foi dito, para que os empregos sejam gerados, é preciso investir em tecnologias renováveis, e esse sim é um grande desafio.

Brasil investe em tecnologias renováveis


Segundo especialistas, entre os anos 2004 e 2015, o investimento e uso de tecnologias renováveis se quintuplicou no Brasil. O país segue as tendências da China, onde cerca de 200 bilhões de dólares foram investidos no ano de 2015. Mas, de todo esse valor, cerca de 0,1% foi investido na matriz de energia renovável no Brasil, o que chega a ser irrisório.

Segundo informações da Bloomberg New Energy Finance, em 2020, energias solar, eólica e de biomassa serão as fontes mais usadas do mercado, e até 2030, poderão representar cerca de 50% de toda energia usada nas empresas.
É claro que, para que isso seja uma realidade, o Brasil precisa ampliar os recursos e investimentos em fontes alternativas de energias renováveis, principalmente energia solar.

Atualmente, os investimentos são representados por 67% sendo energia renovável em hidrelétricas, 8% em energia eólica e 8% em biomassa. O grande diferencial é que o Brasil possui enormes oportunidades para investir em tecnologias renováveis e gerar muitos empregos.

Essas oportunidades podem ser comparadas a países como Canadá, EUA e da União Européia, onde a economia é voltada para a emissão de baixo carbono.

Como o Brasil pode explorar as tecnologias renováveis?


Além das maneiras de explorar e investir em tecnologias renováveis, o Brasil também possui outras oportunidades a serem exploradas. Isso porque existe uma gama de trabalhadores que atuam em setores onde são usadas energias não renováveis que estão em transição para outros empregos.

Durante conversa com o time da Betway, site de caça níqueis, Flávia Bellaguarda, mestre em Desenvolvimento Internacional em Justiça Climática, explica que a intenção do movimento é fazer com que os colaboradores permaneçam empregados.

Isso precisa acontecer a partir da transição do uso de energias não renováveis para o uso de energias renováveis nas empresas e nos seus modelos de produção, onde os trabalhadores tenham a possibilidade de migrar de um trabalho para o outro.

É possível estimar que em cerca de 10 anos, novas oportunidades de empregos serão geradas a partir do investimento em tecnologias renováveis. Mesmo que as possibilidades de reinventar os setores das empresas através das tecnologias renováveis sejam inúmeras, muitas empresas ainda não conseguem arriscar.

Isso porque o problema não é apenas investir nessas tecnologias, mas também educar os trabalhadores para que o olhar sobre a perspectiva ambiental seja mudado. Com isso, investir em tecnologias renováveis pode gerar muitos empregos, mas é preciso arriscar e acreditar que vai dar certo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário