26 de novembro, de 2021 | 08:00

Sexta-feira de lançamento de livros de poesia na região

Reprodução
Capa do livro de aldravias que será lançado no plenário da CâmaraCapa do livro de aldravias que será lançado no plenário da Câmara

Ir além dos ensinamentos escolares, incluir os estudantes no ambiente da poesia e motivá-los a redigir suas próprias aldravias, o gênero literário surgido nos anos 2000, caracterizado pela inserção da poesia com o mínimo de palavras, sendo um vocábulo em cada linha e podendo ter, no máximo, seis linhas. O gênero foi estudado por estudantes do 3º ano do ensino fundamental da Escola Mayrink Vieira e acabou resultando no livro “Via das Estações”, que será lançado nesta sexta-feira (26), no plenário da Câmara Municipal de Ipatinga, às 19h.

Organizado pela professora e poeta aldravianista Carla Sélos, o livro “Via das Estações é bilingue e fala sobre as estações do ano. Cada aluno redigiu quatro aldravias, uma para cada estação e os textos também foram ilustrado pelos estudantes. Carla Sélos explica que esta é a terceira edição da parceria e que os trabalhos com as crianças começaram quando as aulas estavam on-line, no mês de fevereiro. “Preparamos tudo com muito carinho, pudemos trabalhar o tema da maneira mais gratificante possível, com um envolvimento enorme dos alunos e muitas expectativas para o livro, que é a primeira obra autoral dessas crianças que, no futuro, serão marcadas pela poesia, sensibilidade, criatividade e aprendizado”, disse a professora.

As ilustrações da obra, também, foram feitas pelos estudantes que se reúnem amanhã, em noite de autógrafos. Ao todo, são 18 alunos aldravianistas mirins. Segundo a mãe do estudante Patrick Contão, foi maravilhoso acompanhar esse processo. “As crianças estão muito felizes, contando sobre as aldravias a todo instante, e sobre os coleguinhas de turma. Reconhecemos a dedicação da professora Carla e estamos muito gratos”, disse Erika. Já a aluna Mariana Silva, explicou que, devido às regras sanitárias, a noite de autógrafos é restrita aos familiares, mas todos podem acompanhar ao vivo pelo canal do YouTube da escola. “Me sinto muito feliz e não vejo a hora de lançar esta obra”, disse Mariana.

Em Cachoeira Escura

Álgum pessoal/Reprodução
A professora e poeta Geise Alves lança ''Dentro dela''A professora e poeta Geise Alves lança ''Dentro dela''
Apaixonada pelo universo das letras, a escritora e professora de Língua Portuguesa, Geise Alves, reuniu seu amor pelas palavras e pela poesia em um livro que será lançado nesta sexta-feira (26), às 19h, no Sítio do Jurandir (rua Luiz Neves, nº 51, distrito de Perpétuo Socorro/Cachoeira Escura, em Belo Oriente).

A antologia poética “Dentro dela” reúne diversos textos que buscam levar beleza até as coisas simples do cotidiano e preencher de delicadeza cada palavra usada, além de poesias de exaltação ao município de Belo Oriente. De acordo com o professor e poeta de Águas Lindas de Goiás, José Rafael Batista Pereira, os textos traduzem “toda sua essência de ser poetisa, de viver poeta”.

Geisiane Alves Rodrigues, popularmente conhecida como Geise Alves, é moradora em Cachoeira Escura, é casada e mãe de duas filhas. Professora formada em Letras, a poetisa ficou conhecida pelo poema “Dentro de cada mineiro”, lançado em 2019, que aborda com lirismo a tragédia ocorrida com o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho e que ganhou repercussão ao ser lido pelo locutor José Lino, em seu programa na Rádio Itatiaia/BH.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário