24 de novembro, de 2021 | 16:45

Projeto leva o congado a escolas de Timóteo

Dani Dornelas/Divulgação
Alunos e comunidade escolar interagem com a tradição do congado e da cultura afro-brasileiraAlunos e comunidade escolar interagem com a tradição do congado e da cultura afro-brasileira

Nesta Semana da Consciência Negra, duas escolas de Timóteo recebem a programação do projeto “Conhecer, reconhecer para valorizar”, que inclui apresentações do Congado de São Sebastião de Timóteo e uma palestra da pesquisadora Penha Horst sobre o tema: “O Congado e a raiz afrodescendente”. A programação Escola Estadual Capitão Egídio ocorreu nessa quarta-feira (24) e, nesta próxima sexta-feira (26), será a vez da Escola Municipal do Limoeiro.

"É preciso conhecer para reconhecer e valorizar", sublinha Marlene Brum, coordenadora e produtora do projeto, acrescentando que "levar o tema congado e cultura afro-brasileira ao ambiente educacional, espaço de produção de saberes, é promover a cultura negra, a inclusão social, combater o racismo e mostrar que o congado é mais que uma dança. O congado é um símbolo da resistência negra".

O Congado São Sebastião de Timóteo, sediado no bairro Ana Rita, em Timóteo, é uma entidade sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública em níveis municipal, estadual e federal. Para a presidente da entidade, Elizabeth Pinheiro, a manifestação popular “prova não só de resistência, mas de fé e de devoção a vários santos”.

A iniciativa é fomentada com recursos do Fundo Municipal de Cultura por meio da LAB Timóteo-Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/2020), com apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Timóteo e da Subsecretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo, além de fomento e incentivo da Secretaria Especial da Cultura do governo federal. Para conhecer mais sobre a história do grupo, clique aqui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário